Estudo de caso zenite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO: ZÊNITE DISTRIBUIDORA



Resumo:

O objetivo desse artigo é propor melhorias para a Distribuidora Zênite, proporcionando uma reestruturação principalmente no setor logístico e operacional. A apresentação deste estudo de caso é precedida por uma pesquisa de revisão bibliográfica abordando os principais autores da área, tratando sobre logística, distribuição física,atividades e nível de serviço da logística. Desta forma, o estudo tem como proposta a inserção de mudanças no modelo logístico e operacional tendo em vista que os resultados da pesquisa evidenciaram que a gestão da informação é um aspecto crítico para a otimização da distribuição física de uma cadeia de valor e para a elevação do nível de serviço oferecido aos clientes, otimizando o transporte.PALAVRAS-CHAVE: logística integrada, distribuição física, estrutura organizacional

Belém - PA

2012
1. Introdução:

Para uma distribuidora, o conhecimento de sua real necessidade logística e
comparação com o que ela pratica atualmente são mais que uma questão estratégica, é pois, uma questão de sobrevivência num mercado globalizado e que não tolera amadorismos. Sabe-seque o ambiente empresarial cada vez mais competitivo está levando as empresas a se tomarem mais ágeis na prestação de serviços aos seus clientes. A operação logística neste novo ambiente exerce um papel fundamental, pois é garantia de vantagem competitiva quando percebida como tal pelas empresas do ramo.
Para ajudar nesta tarefa que foi realizado um estudo de caso na Zênite Distribuidora ,ouseja, uma prestadora de serviço de distribuição voltada para produtos de consumo, principalmente alimentos, higiene e limpeza, a qual atua com um grande volume de clientes de diferentes portes. Voltada com grande atenção para a área de logística, pois trata-se do campo que mais recursos financeiros consome e que está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso da empresa no mercado.
Por mas quea empresa tenha passado por algumas mudanças, descentralização do sistema e uma gestão baseada numa estrutura funcional, a distribuidora precisa passar por um processo reestruturação em diversos setores, já que a mesma evoluiu sem ter podido crescer de forma organizada e moderna na área de logística e transporte.
Agora a grande questão é buscar soluções para otimizar e integrar os processoslogísticos e montar uma rede organizacional e estrutural eficiente que possa trazer melhorias futuras.

2. Referencial Teórico:

2.1 Distribuição Física

Absorvendo cerca de dois terços dos custos de logística, a distribuição física, segundo Bailou (1993), ocupa lugar de destaque dentre as atividades da empresa no que tange a custos. Trata-se de uma divisão da logística que aborda amovimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma. Ressalta Bailou (1993), que a preocupação da distribuição física é garantir que os produtos acabados ou semi-acabados da empresa sejam entregues aos clientes a medida que eles desejem a um custo razoável. Para o autor, existem basicamente dois tipos de mercados para os quais se deve traçar alternativas básicas dedistribuição. O primeiro é definido, como o mercado de usuários finais, que são aqueles que usam o produto tanto para satisfazer suas necessidades como para criar novos produtos, como é o caso dos consumidores industriais. O segundo mercado, chama de intermediários, que não são consumidores das mercadorias, mas que as revendem para outros intermediários ou consumidores finais.
A diferença essencial entreestes dois mercados é o volume e o perfil de compra de cada um. Consumidores finais, que em geral são em grande número, adquirem pequenas quantidades e suas compras são mais frequentes. Já os intermediários e firmas de manufatura, costumam comprar em grande quantidade e em espaços de tempo maiores. Grande parte das empresas possui uma mistura dos dois tipos de clientes, conforme mostra a...
tracking img