Estudo de caso yogo fruz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
ADM 391-PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

ESTUDO DE CASO: EMPRESA YOGO FRUZ

 Priscila Siolari – 39243
Izabella Chinyere de O. S. Soares – 58108
Lucilaine Mara de Carvalho – 60833

Viçosa-MG
Outubro de 12
1.
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Nos dias de hoje há uma crescentepreocupação com a saúde por parte das pessoas, e com isso o aumento do consumo de produtos naturais. Assim para Franklin escolha de abrir o negócio em Viçosa foi proveniente de da oportunidade de se beneficiar do merchandising de outras empresas do ramo com marcas mais conhecidas de outras cidades. O proprietário pesquisou e analisou a possibilidade de franquias, e com uma pesquisa de preço (não demercado) observou que nenhuma tinha preços compatíveis com o poder aquisitivo das pessoas de Viçosa. Assim, ele procurou ajuda de um amigo profissional de marketing que também possui empresa e abriu o estabelecimento. Vale ressaltar que não foi feita uma pesquisa efetiva de mercado, de acordo com ele, para não abrir a ideia aos concorrentes. A opção de abrir em sociedade se deu por medo deinvestir todo seu dinheiro em um negocio só, sem saber se iria dar certo devido à volatilidade, sazonalidade e incerteza do mercado.
Franklin já possuiu uma empresa em BH no ramo de produtos médicos e hospitalares. Decidiu voltar para Viçosa porque o mercado no qual atuava estava muito competitivo, tendo que diminuir sua margem de lucro para continuar tentando ser competitivo, o negócio acabou setornando não viável. Portanto podemos concluir que ele é um empreendedor-empresário, pois sua capacidade visionária baseia-se na avaliação de tendências e em atrair pessoas para transformar sua ideia em realidade, além disso, ele possui uma avaliação racional e analítica das oportunidades, para a tomada de decisões existe um levantamento de informações, analise, avaliação e escolha da solução maisadequada, e sua liderança tem fundamentos na motivação e direção eficaz de seus funcionários.
A empresa Yogo Viçosa, de nome fantasia Yogo Fruz foi fundada no dia 29 de Abril de 2010, como Sociedade Limitada, atuando no setor de serviços no ramo alimentício de segunda ordem (sobremesas). Ela atualmente funciona com os recursos da própria loja, depois do investimento inicial não foi preciso a injeçãode mais recursos. O capital foi totalmente de origem própria, ao qual o Franklin administra. Ela conta com 4 funcionários divididos entre as funções de (1 pessoa) caixa, (3 pessoas) atendimento, preparação dos toppins e manter a higiene. Franklin (proprietário) faz visitas frequentes para manter o padrão dos funcionários, assim como a qualidade. Flávio (sócio) não atua diretamente na empresa,somente como investidor.
Os equipamentos do estabelecimento são compostos por duas máquinas de iogurte (uma industrial e outra portátil), um ar condicionado forte para manter a temperatura do iogurte, uma geladeira para as frutas, dois liquidificadores profissionais, uma bancada refrigerada, computador, balcão, mesas e cadeiras. Se tratando da linha de produtos, inicialmente eram somente dois sabores(morango e natural). Posteriormente foi adquirida mais uma maquina para aumentar o numero de sabores (lixía, melancia, jabuticaba abacaxi, maracujá, blueberry). E ele possui a intenção de aumentar a linha com o Yogo cake (cupcake coberto com frozen), Smooty (Milk-shake de iogurte), e espera sempre incorporar mais novidades.
Na concepção do empresário, sua melhor vantagem competitiva é aqualidade do produto (O acerto na receita do iogurte com insumos de boa qualidade, mas com custos bem menores que os outros que atuam na mesma área). Alem disso o ambiente agradável, que preza pela confortabilidade do cliente, boa apresentação física e funcionários em treinados e educados.
Ao classificar o estágio da empresa segundo o modelo de Bernardi, pode-se enquadrá-la na Fase de Existência, pois...
tracking img