Estudo de caso swatchmobile tcd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:
JOGOS DE EMPRESAS - BUSSINES GAME I

Título:
ESTUDO DE CASO II – SWATCHMOBILE

Objetivo:
Apresentar o produto SmartCar da Micro Compact Car AG – MCC, empresa resultado da joint venture entre Swiss Corporation for Microeletronics and Watchmaking Industries (SMH) e a Mercedes-Benz e identificar sua classificação junto ao consumidor. Mostrar tomadas de decisões sobre o produto SmartCar.Recomendar dicas de marketing à MCC e de cuidados ao se lançar no mercado norte-americano.

Justificativa:
Com o trânsito dos grandes centros cada vez mais caótico, o mercado dos carros compactos não para de crescer e até mesmo as marcas mais conservadoras se rendem a esta idéia inovadora. Prova disso é o MCC Smart, pequeno carro de apenas 2,5 metros de comprimento e 1,45 metro de largura,feito em conjunto pela Mercedes Benz e pela SMH - fabricante dos relógios suíços Swatch - e que chegou em outubro de 1998 ao mercado europeu, um ano após sua apresentação no Salão de Frankfurt.

Introdução:
Mercedes e Swatch fundaram em 1994 a MCC (Micro Compact Car) especialmente para produzir o Smart, nome que além de esperto, em inglês, significa Swatch Mercedes Art. Seu design, de tirar aatenção, deve agradar principalmente aos jovens. A carroceria é bicolor, e apesar de detalhes metálicos, construída toda em plástico. A profusão de cores também se aplica ao interior. Todas as partes da carroceria e dos revestimentos internos podem ser substituídas em poucas horas, ao gosto do freguês e a um custo reduzido - cerca de US$ 850 para os painéis externos.

Desenvolvimento:
1. Qualproduto núcleo a MCC está oferecendo com o Smart Car? Quais são as partes real e ampliada do produto?
O produto núcleo ofertado pela MCC é um veículo automotor inovador, subcompacto, econômico, projetado para alcançar altas velocidades com um consumo baixo de combustível e com preço acessível. A idéia por trás da joint venture entre SMH e a Mercedes-Benz (MCC) era combinar a experiência e oconhecimento desta última no projeto e fabricação de automóveis com a experiência e o conhecimento da primeira na microtecnologia e na produção automatizada.
A parte real do novo produto é:
- o veículo é 20% menor que um compacto típico o que o favorece no deslocamento no transito de grandes cidades
- pequeno por fora mas bem espaçoso por dentro
- o motor apesar de pequeno é potente e de consumo baixoalém de pesar um décimo dos motores convencionais
- em suma, pequeno, barato, ágil e econômico
A parte ampliada do produto é:
- o veículo é fabricado em módulos o que permite modificar suas características, como as cores, caso o cliente deseje
- o fato de ser modular também permite uma manutenção periódica em um rápido período de tempo
- Os revendedores oferecem no ato da compra um pacote dearrendamento mercantil (leasing) que inclui o aluguel de um carro maior durante duas semanas por ano num momento no qual o cliente possivelmente precisará de mais assentos e mais espaço para a bagagem
- Financiamento, licenciamento e seguros estão disponíveis no local da venda, portanto a compra do Smart leva menos de uma hora.
- Embora o carro seja pequeno, oferece a mesma proteção contraacidentes do sedan Mercedes-Benz, um carro muito mais robusto

2. Em que classificação de produto de consumo se insere o Smart Car? Quais são as implicações dessa classificação para a estratégia de marketing da MCC?
O veículo se encaixa na classificação de PRODUTO DE CONSUMO DE COMPRA COMPARADA. A principal característica dos produtos de compra comparada é que são comprados com menor frequência,geralmente valor mais alto e demandam tempo e esforço na análise das alternativas. Baseados nestas características subentende-se que o resultado de vendas do produto será de longo prazo.

3. Que decisões individuais de produto e de linha a MCC tomou no caso do Smart Car? Por que tomou essas decisões? Em vez de utilizar uma linha de montagem convencional, os montadores juntarão as peças do carro...
tracking img