Estudo de Caso - FoxMayer

374 palavras 2 páginas
Mudança de escopo do projeto.

O projeto inicial da Foxmeyer era principalmente automatizar e atualizar seu sistema para um capaz de suportar o crescimento que viria. O sistema escolhido, da SAP, porém, já não apresentava uma eficiência que suportava a atual demanda da organização. Então, com a assinatura do contrato com a UHC essa demanda aumentou, o que demonstrou a falha na escolha do ERP por um que não atendia suas necessidades. Aliado isso à inexperiência dos consultores que nem ao menos souberam adequar o sistema para a demanda original, foi o ponto final que faltava no processo de fracasso da implantação.

Percepção e avaliação de risco do projeto.

O estudo de risco apresentado à Foxmayer inicialmente provou-se verdadeiro, uma vez que todos eles ocorreram, ainda com o agravante da assinatura do novo contrato, que potencializou a falha. O foco da empresa era estritamente no ganho (ou economia) e no suporte ao futuro crescimento, e deixou de lado o alicerce que sustentaria os dois processos, que seria a implementação com sucesso do projeto. Os riscos não foram, por ambas a partes, tratados de forma a serem anulados ou minimizados, o que foi um erro gravíssimo principalmente por envolver a saúde da Foxmayer e o mantenimento de suas imagens, fora todo o dinheiro.

Atuação da equipe de consultores na execução do projeto.

Aqui o erro foi grave e praticamente decisivo no fracasso. A Andersen Consulting, contratada para ser responsável na implementação dos sistemas e sua interligação, agiu de forma contraproducente. Ao ter nas mãos um projeto de grande porte, que envolveria muito dinheiro para ambas as partes e vários riscos, escolheu de forma equivocada suas prioridades. Transformou todo o processo em praticamente uma "escola" de novos consultores e divergiu do foco principal, que seria a implementação no prazo e claro, o sucesso final. Um erro "bobo", mas custou além da saúde da Foxmayer, sua própria imagem.

Situação final do caso:
O juiz negou

Relacionados