Estudo de caso de uma olaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE ENGENHARIAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Marcos Vinícius Ribeiro Pizzol
Jarbas Alan Kochhann
Lucas Nienow dos Santos
Lucas Machado Basso

Pelotas, dezembro de 2012
Pré-desenvolvimento do Produto

Planejamento estratégico de produtos:
Uma vez feita a pesquisa de mercado em rio grande e pelotas, foiidentificado que devido a ampliação do porto de rio grande, o ramo da construção civil vem crescendo de forma exponencial nas duas cidades, devido a isso, a demanda por produtos cerâmicos cresce proporcionalmente ao ramo da construção civil, facilitando assim uma maior venda de produtos para construção.
Portfólio de produtos da empresa:
A empresa consta com dois principais tipos de produtos, Tijolos de 6furos e Tijolos maciços.
Plano do projeto
Pode se dizer que o processo de fabricação começa no terreno de extração barro, lá a matéria prima que será útil já é separada. Já no terreno da olaria o barro fica exposto à espera da utilização. Após receber o barro, a retroescavadeira o coloca no caixao alimentador, onde o barro sera triturado pela primeira vez. Em seguida, a correia transportadoraconduz o barro até o misturado, que mistura, amassa e fornece a quantidade necessária de agua, sendo colocado novamente em uma correia transportadora, que levará o barro até o laminador, formado por dois cilindros que moem os pedregulhos e os torrões do barro pela segunda vez. Passado esse processo, o barro é transportado ate a maromba, onde será prensando formando uma só barra já com os furos dotijolo (no caso do tijolo de 6 furos) a ser fabricado. Para fabricar o tijolo maciço, basta apenas trocar o molde de saída da maromba. Após sair da maromba, já em forma de tijolo, em uma barra uniforme, segue pela esteira transportadora até a máquina de corte, onde será cortado com dois fios de aço no tamanho desejado. Antes de ir para a queima, os tijolos ficam expostos ao vento para secarem bem,pois podem trincar no forno. Seu tempo de secagem varia de acordo com o clima, podendo levar de uma a quatro semanas. Quando completamente secos, os tijolos são colocados no forno em fileiras espaçadas umas das outras, onde é colocada serragem e lenha para queimar. A porta do forno é fechada e o tijolo fica queimando durante dois dias e duas noites. Antes de abrir a porta tem um tempo de esperade 12 horas para esfriar e não trincar o tijolo por choque térmico.

RECURSOS HUMANOS
A mão de obra básica da olaria consiste em:
- 6 Auxiliares de produção
- 2 Encarregados de produção
- 1 Encarregado administrativo
- 1 Auxiliar de escritório
- 3 Motoristas
- 2 Operadores de retroescavadeira
Contando com turnos de 8 horas de trabalho dia/ 5 dias por semana. Sendo que nos finais de semanaos funcionários revezam nos cuidados do forno, enquanto o tijolo está na queima.

ESCOPO DOS PRODUTOS
Tijolo com 6 furos, feito de barro com argila.
Tijolo maciço, feito de barro com argila.

RISCOS
Os riscos que a produção de tijolos pode ocasionar são a queima intensa dos tijolos, causando assim um trincamento ou quebra dos mesmo ou o escurecimento dos tijolos que é o último estágioantes do trincamento e da quebra dos mesmos, porém uma solução é reaproveitar esses tijolos como matéria-prima ou a venda dos mesmos por um preço mais barato, pois são tijolos resistentes e alguns clientes ainda os utilizam.

Desenvolvimento do Produto

Projeto Informacional:
Especificação do produto:
O tijolo de 6 furos possui as seguintes medidas: 09x14x19 (cm), e pesa aproximadamente 1,80kg.
O tijolo de maciço possui as seguintes medidas: 05x10x21 (cm), e pesa aproximadamente 2,50 kg.

Meta: Atender a demanda da construção civil, com um produto que transmita segurança e qualidade com um menor custo para o cliente.

Projeto conceitual: Depois de alguns estudos feitos, o tijolo tem como função ter uma maior resistência perante outros tijolos para uma maior eficiência na obra e...
tracking img