Estudo de caso custos industrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Desde que surgiu o mundo, o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos e serviços a todos, com o objetivo de suprir as necessidades dentro de um prazo adequado. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico que é o produtocerto na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo, ao menor tempo possível (NAZARIO, 2000).
O setor de transporte de carga vem nos últimos anos sofrendo um aumento significativo em termos de competitividade, devido ao grande numero de empresas e a concorrência de autônomos que, em virtude de apresentar uma estrutura menor e um nível de serviço mais baixo, podem oferecer o serviçopor um preço menor. Como resultado desde acirramento da concorrência os valores praticados para o frete vem decrescendo quando comparados a outros serviços no mesmo período acarretando um achatamento das margens de lucro que podem ser praticadas pelas empresas de transportes. Atualmente, no estado da Paraíba existem 18 (dezoito) empresas cadastradas no SETCEPB (Sindicado das Empresas de Transportesde Cargas do Estado da Paraíba). Já o número de microempresas e pessoas autônomas trabalhando no ramo de transporte não é exato, mais estima ser em torno de 90% do mercado. Como conseqüência da falta do conhecimento de custos, da mão de obra qualificada e de toda uma estrutura operacional, muitas dessas empresas e pessoas que trabalham de forma autônoma entram em falência em menos de 2 (dois) anosno mercado.


2. OBJETIVO


O objetivo do trabalho é propor uma modelagem de solução através de sistema de custeio por absorção para a empresa Catolé Serviços de Transporte de Carga Ltda, para que a mesma possa entender sua real situação e possa colocar em prática as melhorias necessárias através da tomada de decisões implementadas após a obtenção resultados deste trabalho.Vale ainda salientar que, para a realização da modelagem, foram identificadas e classificadas todas as informações obtidas através de dados da empresa e entrevistas com os proprietários, tudo isso para termos um resultado mais favorável.

3. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA



Iniciou na cidade de Catolé do Rocha – Paraíba, a empresa Catolé Tour Ltda., foi criada no dia 10 de janeiro de 2000.Mas, no ano de 2002, a empresa muda o seu objeto social para locação de veículos rodoviários de cargas com motorista passando a ser denominada de Catolé Serviços de Transporte de Carga Ltda., mudando também a sua localização para a cidade de João Pessoa – Paraíba. Atualmente, ela comporta a quantidade de 7 (sete) funcionários, que são divididos em: proprietários, motoristas e terceirizados.
Ajornada de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e 5 (cinco) dias por semana. A sede da empresa é própria e abrange uma área de 360 m² (trezentos e sessenta metros quadrados), que serve também como garagem para sua frota. Esta frota é composta por: 4 (quatro) Caminhões Ford tipo F-4000 e 1 (uma) Caminhonete tipo F-250 .
A empresa Catolé Transporte é uma empresa de pequeno porte do ramo deserviços de transportes de cargas, que atua na área de recebimento e entregas de cargas. O faturamento mensal gira em torno de R$ 17.000,00 (dezessete mil reais). A projeção do faturamento anual desta empresa ficara em aproximadamente R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para o ano de 2012. O objetivo da empresa é transportar cargas em geral com a maior rapidez e segurança para diversas partes daregião paraibana. Um dos focos principais é a prestação de serviços para a administração publica (Prefeitura Municipal de João Pessoa), sendo ela responsável por grande parte do seu faturamento bruto anual.
1. ORGANOGRAMA (NÍVEIS HIERÁRQUICOS)

[pic]
4. Identificação das Etapas do Processamento


[pic]
[pic]

5. MENSURAÇAO DO TIPO E QUANTIDADE DE RECURSOS CONSUMIDOS
(obs.: todos...
tracking img