Asdfs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Reforma Amarniana Segundo o Grande Hino a Aton:
(Análise de Fonte Primária)











A História do Egito apresenta uma exuberante riqueza ao longo de mais de três mil anos,contudo não resta a menor dúvida que, entre os temas ligados à egiptologia, aquele relacionado ao reinado de Akhenaton/Amenhotep IV (c. de 1360 a 1343 a.C.) ocupa um lugar privilegiado face aos demaisestudos referentes aos governantes da história do Antigo Egito.
Tal fato está ligado às mudanças religiosas, artísticas e sociais ocorridas durante a vigência do governo de Amenhotep IV, mudançasessas tão bruscas, que possibilitaram a alguns historiadores identificar uma verdadeira revolução no Egito no início do Reino Novo.
Mesmo recebendo essa alcunha de “revolução”, a reforma Amarniana,não pode ser entendida como um processo estanque ou repentino, ela na verdade segue tendências que já ocorriam desde o governo de Tutmés IV, que deu preferência ao culto do deus-sol Ra-Harakthty deHeliópolis, numa possível reação à crescente importância que o Baixo Egito vinha ganhando na política do país, abandonando Tebas e relegando o culto a Amon a um segundo plano. Assim, seguindo essa linhade raciocínio, a "revolução amarniana" passa a ser vista não mais como um fato isolado, transcendendo às ações de Akhenaton, e sim um movimento que há muito já vinha sendo articulado.
Contudoum elemento que dificulta o estudo desse período, é a relativa escassez de registros e fontes, muito influenciados pelo interesse dos futuros faraós em extirpar esse momento “herético” da memória doEgito, mas também da falta de princípios teológicos ao culto de Aton, ligados a uma insípida habilidade dos sacerdotes em legitimar o poder de Rá-Harakhty. Por isso para entender o culto econseqüentemente esse período, faz-se necessário analisar as adorações a Aton, sendo o “Grande Hino a Aton”, encontrado na tumba de Ay uma importante fonte de conhecimento.
Analisando essa fonte primária,...
tracking img