ESTUDO DE CASO ANTONIO CARBORANI NETO PLT 687 PÁGINA 121 A 126

671 palavras 3 páginas
ESTUDO DE CASO: ANTONIO CARBORANI NETO – PLT 687 p. 121-126

O Prof. Carbonari é um caso atípico de acadêmico que se tornou bem sucedido como empreendedor do próprio negócio. Ele focou seus esforços para empreender na área que conhecia e dominava como poucos. A que você atribui o sucesso da Anhanguera Educacional? (Você pode pesquisar na internet para saber mais a respeito da empresa e ainda assistir ao vídeo da entrevista com Antonio Carbonari Netto. Algumas possibilidades que podem auxiliar na discussão com seus colegas: conhecimento do negócio, experiência, o modelo de negócio da empresa, o envolvimento dos investidores, a ousadia do empreendedor, a oportunidade de negócio devido ao mercado de educação superior em expansão, a inovação do método de ensino que permitiu ganhar escala…) Como os itens citados se relacionam no processo empreendedor e no modelo de Timmons?
R: Existem diversos fatores que contribuíram para o sucesso do que hoje é a maior instituição de ensino superior, a Anhanguera Educacional. Dentre eles pode-se destacar: A vontade de empreender e fazer parte de um novo projeto, espírito empreendedor este herdado de família; Seu empenho, envolvimento e dedicação com um projeto inovador, diferente, nada tradicional e fora dos padrões que permitiu iniciar o modelo de negócio que convenceu investidores com boas perspectivas; e também o planejamento contínuo com base em seus conhecimentos no mercado.

A Anhanguera Educacional teve um planejamento inicial bem estruturado e o professor empreendedor (Carbonari) é um adepto entusiástico do plano de negócios. Mas muitos empreendedores acabam montando negócios sem um planejamento estruturado, sonhando alto, e às vezes também acabam sendo bem sucedidos. O que você pensa a respeito? O que é mais importante, o sonho do empreendedor ou um plano de negócios bem estruturado? Lembre-se da opinião de Carbonari, analise outros exemplos, discuta com os colegas e chegue à sua conclusão.
R: Acredito que o sonho

Relacionados