Estudo de caso: aminiorrexe prematura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVAUNESC FACULDADE
CURSO BACHARELADO EM ENFRMAGEM

AMANDA LETÍCIA DA SILVA DE ALMEIDA

AMNIORREXE PREMATURA

TERESINA-PI
JUNHO/2011
SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 02
2 – CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA 04
3 – DESENVOLVIMENTO 06
4 – DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM 08
5 – PLANO DE ASSISTÊNCIA 09
6- CONCLUSÃO 10
7– BIBLIOGRAFIAS 11

1 – INTRODUÇÃO

Entre as gestações consideradas derisco encontra-se a amniorrexe prematura, ou seja, a ruptura das membranas ovulares ocorridas antes do início do trabalho de parto, independente da idade gestacional.
A ruptura prematura das membranas tem sido associadas ao aumento da mortalidade e da morbidade materna e, especialmente da perinatal.
Quando a gestação encontra-se de termo, o parto se desencadeará espontaneamente dentro de 24 horasem 80% dos casos. Quanto mais longe do termo, maior o período de latência. Este período corresponde ao intervalo entre a ruptura das membranas e o parto. Quanto maior for este intervalo, maiores serão os riscos de infecções maternos, fetais ou neonatais. A ruptura é dita prolongada quando este período de latência é superior a 24 horas, e quanto menor a idade gestacional maior será este período.Quanto aos indicadores de risco para amniorrexe prematura pode-se considerar: as infecções maternas do trato urinário, cervicites (mycoplasma, chlamydia e ureaplasma) e as DST´s (gonorréia, chlamydia e tricomonas); as infecções intra-uterinas; incompetência istmocervical; gestação múltipla; polidrâmnio; o tabagismo; déficit nutricional; história prévia de amniorrexe prematura e história familiar deamniorrexe prematura.
É uma condição comum acometendo 10% das gestações, este fato se dá quando ocorre solução de continuidade do córion e âmnio, sendo estas as membranas que limitam a cavidade amniótica durante toda a gestação, antes do início do trabalho de parto.
A incidência de amniorrexe prematura varia de 3% a 18,5%. Aproximadamente 8% a 10% das pacientes com gestação a termoapresentam esta patologia.
Quando ocorre antes da 37ª semana é classificada como amniorrexe prematura pré-termo, com incidência que varia de 3% a 19% de todas as gestações e é responsável por cerca de 30% de todos os partos prematuros.
A conduta estará sempre associada ao tempo de gestação, e se defronta principalmente com a prematuridade. Outro fato está relacionado com o tempo de bolsa rota, fato esteassociado com a infecção da cavidade uterina.
Por razões ainda não estabelecidas a rotura da bolsa amniótica acelera a maturação pulmonar do feto prematuro.
Atualmente quando se pode inferir um pêso fetal em torno de 2000 g, opta-se pela resolução do parto, pela via mais indicada de acordo com as condições obstétricas. Muito embora a maturidade pulmonar se processe mais ràpidamente, é de praxeusar-se a betametasona 72 horas antes do parto para acelerar a maturação pulmonar, pela própria condição de bolsa rota, desde que se possa aguardar este tempo. O uso da betametasona apos 34 semanas de gestação é discutido.
Nas gestações com menos de 34 semanas convém encaminhar a paciente para um serviço onde exista um berçário para prematuros de risco ou uma UTI neonatal para que possa ser dadoao nascituro o tratamento adequado.

1.1 Justificativa

A iniciativa para estudar esse tema foi devido ao crescente número de gestantes acometidas por esta patologia, desencadeando muitos partos prematuros e uma grande incidência de gestantes para tratar clinicamente.

1.2 Objetivos

* Estabelecer um plano de assistência a partir dos diagnósticos levantados;
*Aplicar o processo de enfermagem no cuidar de gestantes com amniorrexe.
* Compreender a atuação e importância do papel da enfermagem no acompanhamento destas pacientes.

1
– CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

Definição:

E a rotura das membranas coriônica e amniótica antes do trabalho de parto, seja qual for a idade gestacional. No momento da rotura o feto pode ser:
* Pré-viavel...
tracking img