ESTUDO DA REDUÇÃO CARBOTÉRMICA DO PÓ DE ACIARIA ELÉTRICA UTILIZANDO DIFERENTES AGENTES REDUTORES A BASE DE CARBONO

3040 palavras 13 páginas
ESTUDO DA REDUÇÃO CARBOTÉRMICA DO PÓ DE ACIARIA ELÉTRICA UTILIZANDO DIFERENTES AGENTES REDUTORES A BASE DE CARBONO (1)

Janaína M. Gonçalves (2)
Carlos A. M. Moraes (3) Antônio C. F. Vilela (4)

RESUMO

O objetivo deste trabalho é estudar a redução do pó de aciaria elétrica (PAE) utilizando diferentes agentes redutores a base de carbono. Os redutores utilizados são considerados resíduos em processos metalúrgicos. Dois tipos de redutores e três condições de mistura foram utilizados: 1) com pó de grafite, 2) com pó de fundição e 3) com a mistura deles.
Os ensaios de redução foram realizados na temperatura de 1000C, em atmosfera inerte, tempo de permanência na temperatura estudada de 15 min e percentual de redutor de 15% em massa de carbono.
Análises de difração de raios-x, análise química e espectroscopia Mössbauer, realizadas após a redução mostraram maior grau de metalização do ferro (86%) no PAE reduzido somente com pó de fundição. A mistura de pó de fundição e grafite utilizada mostrou-se interessante pela significativa diminuição da franklinita na mistura reduzida, em comparação com o uso de apenas pó de grafite como agente redutor.

Palavras-chaves: redução, pó de aciaria elétrica, resíduos.

1. INTRODUÇAO

As indústrias siderúrgicas estão cada vez mais preocupadas com a redução dos resíduos sólidos gerados em seus processos e também com o reaproveitamento desses resíduos. Busca-se assim processos de reciclagem que visem a reutilização desses rejeitos gerados com a conseqüente formação de subprodutos para a empresa.
As aciarias elétricas possibilitam a reciclagem de sucata, mas geram resíduos na ordem de 300 kg por tonelada de aço produzido. O pó de aciaria elétrica (PAE) apresenta-se como um problema. A sua classificação é classe I – perigoso conforme a NBR 10004 (NBR 10004, 1987) e por trabalhos anteriores realizados (Brehm et al., 2001) Os elementos causadores da sua periculosidade são Pb e Cd, cujos limites

Relacionados