Estudo da antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A antropologia é uma ciência
Como todas as demais ciências, a Antropologia se constitui como um corpo de conhecimentos sistematizados a respeito de um determinado objeto de estudos, partindo de informações gerais, teorias e métodos científicos. O objeto de estudos da Antropologia é a diversidade humana em todos os seus níveis, por isso esta ciência procura encontrar explicações científicas(racionais e verdadeiras, portanto) que permitam compreender as diversas sociedades e grupos sociais.
RAMIFICAÇÕES DA ANTROPOLOGIA:
Como todas as outras ciências, a Antropologia se divide em ramos, segundo a especificidade da sua área de estudos. As principais ramificações são as seguintes:
• Antropologia Biológica ou Física: estuda os povos e sociedades que já desapareceram da terra (extintos),isto é, os antepassados do homem contemporâneo e as civilizações extintas. Procura reconstruir a história do desenvolvimento biológico, social e cultural do homem para compreendê-lo na contemporaneidade (neste caso, pode ser chamada de Antropologia Pré-Histórica, a qual trabalha junto com a Arqueologia). Também, debruça-se sobre o estudo do homem a partir das características genéticas (hereditárias),anatômicas e fisiológicas, identificando semelhanças e diferenças biológicas entre os diversos povos e etnias ("raças").
A evolução humana e a diversidade de etnias são, portanto, objetos de estudo desse ramo da Antropologia.
• Antropologia Social, Cultural e Etnologia: São três subdivisões da Antropologia que se dedicam ao estudo das sociedades contemporâneas e suas especificidadessócio-culturais. Para a formação de vocês, futuros assistentes sociais, é o corpo de conhecimentos produzidos por esses três campos de saber que mais interessa. Então, passaremos a discutir as questões relativas ao homem e à sociedade, principalmente a partir do enfoque da Antropologia Social e Cultural.
• E, para começarmos, proponho uma pergunta fundamental: o que significa "cultura" do ponto de vistaantropológico?
• De acordo com Marshall Sahlins* (1997), a cultura é o principal objeto de estudos da Antropologia, pois:
• "CULTURA É A CAPACIDADE SINGULAR DA ESPÉCIE HUMANA" (p.41)
• Segundo a Antropologia, o homem é um ser ativo na natureza, capaz de se apropriar dela para garantir sua sobrevivência, ao mesmo tempo em que a transforma de acordo com suas necessidades e interesses. Este modo deser e de agir no mundo é aprendido, pois os homens não nascem sabendo. Aprende-se no cotidiano, através das experiências vividas no dia-a-dia, ou pelas tradições passadas de geração em geração. Neste sentido, "relaciona-se, pois, com as diferenças características entre o homem e o animal, dando assim, origem à oposição, que ficou clássica desde então, entre natureza e cultura"
Roque de BarrosLaraia, antropólogo bastante reconhecido no Brasil, em seu livro "Cultura: um conceito antropológico" propõe pensarmos a questão da diversidade cultural humana a partir dos seguintes critérios: a cultura é uma forma de condicionar a visão de mundo dos homens e seus comportamentos; ela interfere diretamente no plano biológico humano; cada grupo social desenvolve seus esquemas culturais de modoespecífico, particular; todas as culturas seguem determinadas lógicas, e, portanto, têm sentido para aqueles indivíduos que dela fazem parte; por fim, a cultura humana, em geral possui um caráter dinâmico, isto é, ela muda com o passar do tempo.
Vejam que a construção social dos espaços urbanos é um reflexo das condições materiais, sociais e culturais da vida na contemporaneidade. Então, se tornafundamental levar em conta que as necessidades sociais, assim como os problemas sociais, são resultantes das relações que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade - uma construção do próprio ser humano, certo?
Como já disse, a realidade social é uma construção humana e a Antropologia reconhece isto, assim como reconhece, também, que todos os aspectos da vida social são um reflexo das...
tracking img