Estudo comparativo entre os modelos de banco de dados relacional, hierárquico e em rede.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

estudo comparativo entre os modelos de banco de dados relacional, hierárquico e em Rede.

JÔNATAS DIOGO MULLER
RICARDO FACHIN OLIVO

JOINVILLE
2012
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre os modelos de banco de dadosrelacional, hierárquico e em Rede. Para cada modelo será mostrado um pequeno histórico, o método de conversão do Diagrama ER, os métodos de definição e manipulação de dados assim como suas características. Também serão citadas as principais vantagens e desvantagens na utilização de cada modelo.

INTRODUÇÃO

*
1- SISTEMA DE BANCO DE DADOS HIERÁRQUICO
1.1- Histórico
O modelohierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Seu desenvolvimento somente foi possível devido á consolidação dos discos de armazenamento endereçáveis, pois esses discos possibilitam a exploração de sua estrutura de endereçamento físico para viabilizar a representação hierárquica das informações.
1.2- Característica
Nesse modelo de dados os dados são estruturados emhierarquias ou árvores. Os nós das hierarquias contêm ocorrências de registros, onde cada registro é uma coleção de campos (atributos), cada um contendo apenas uma informação. O registro da hierarquia que procede a outros é o registro-pai, os outros são chamados de registro-filhos.

1.3- DIAGRAMA ER
O diagrama consiste em dois componentes básicos: Caixas, as quais correspondem aos tipos deregistros e Linhas, que correspondem às ligações entre os tipos de registros. Como exemplo do modelo hierárquico, considere a Figura abaixo.

Diagrama de estrutura de árvore Cliente - Conta Corrente

1.4- DEFINIÇÃO E MANIPULAÇÃO DE DADOS
Os registros são organizados como árvores com raiz. Cada árvore tem uma raiz, que é um pseudonó (cada nó é um registro, mas a raiz tem apenas a função deser uma origem comum). Cada árvore com raiz é referida como uma árvore de base de dados; a base de dados hierárquica é uma coleção de árvores da base de dados (que formam uma floresta).
Usa-se um diagrama de estrutura de árvore para apresentar o esquema para uma base de dados hierárquica. Consiste de dois componentes básicos: caixas (que correspondem ao tipo registro) e linhas (que correspondemàs ligações). Seu propósito é especificar a estrutura lógica geral da base de dados.

1.5- VANTAGENS E DESVANTAGENS
Este modelo apresenta vantagens tais como: Adequação a aplicações com estrutura em árvore, simplicidade na implementação, é interessante para aplicações cuja utilização é conhecida a priori. É um modelo comercial bastante divulgado entre os SGBD
As desvantagens ficamrepresentadas como: dificuldade de representação dos relacionamentos M:N entre entidades, anomalias para operações de atualização, independência lógica reduzida. Ausência de interfaces declarativas.

2- Modelo em Rede

2.1- HISTORICO
O modelo em redes surgiu como uma extensão ao modelo hierárquico, eliminando o conceito de hierarquia e permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido emvárias associações.
Sendo que esse modelo é composto de uma estrutura mais completa, possui as propriedades básicas de registros, conjuntos e ocorrências, e utiliza a linguagem de definição de BD (DDL) e a linguagem de manipulação de dados (DML), além de permitir evolução mais eficiente do modelo. A estrutura é formada de entidade (registros), atributos (itens de dados), tipo de registro eocorrência do registro. Tanto o modelo hierárquico quanto o de rede são chamados de sistemas de navegação, pois as aplicações devem ser construídas para atravessar um conjunto de registros interligados previamente.

2.2- CARACTERISTICA
Sua organização é semelhante à dos banco de dados hierárquicos, com diferença de que cada registro filho pode ser ligado a mais de um registro pai, criando conexões...
tracking img