Estudo caso plastix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso

Plastix PLC

A Plastix PLC é uma das mais lucrativas manufaturas de utilidades domésticas plásticas da Europa. A fábrica sueca faz uma faixa de 300 produtos que são vendidos a atacadistas e a grandes varejistas por toda a Europa. A empresa oferece entrega do estoque de todos os itens, e despacha em 24 horas, a partir do recebimento do pedido, através de um transportadorinternacional respeitável; com base nisso, os consumidores esperam receber suas solicitações em uma semana.
Preocupados com o declínio da confiabilidade de entrega, com níveis crescentes de estoque de bens acabados e com queda de produtividade (aparentemente, resultante de "lotes divididos" onde somente parte do lote de produção planejado é produzido para superar faltas imediatas), o Diretor Gerente,Laas-Uno Duman, empregou consultores para fazer uma completa revisão de operações. Em 1º de setembro de 1993, um inven¬tário do estoque físico total foi feito; uma amostra de 20 produtos é mostrada na Tabela 12.10.
A Plastix usa produção por lotes e processos de in¬jeção em moldes; a preparação de máquina típica (para troca de produtos nas máquinas) leva quatro horas cus¬tando aproximadamente£400. Devido à atual grande demanda de produtos plásticos, a fila de trabalho para reabastecimento de estoque atualmente é em média de oito semanas, e assim todos os pedidos da fábrica de¬vem ser planejados com pelo menos oito semanas de antecedência. As quantidades de ressuprimentos reais (veja Tabela 12.10) são sempre estabelecidas pelo De¬partamento de Estimativas, quando cada novo produto éprojetado e os custos de manufatura são estabeleci¬dos, baseados nas estimativas do Marketing de de¬manda provável. Todavia, para minimizar os custos de troca e maximizar a utilização de capacidade, todos os produtos são agora planejados para uma corrida de pro-dução mínima de 20 horas, com níveis de ressuprimen¬tos baseados nas vendas médias das 13 semanas anteriores. Cerca de 20% dos produtos (porexemplo, a família Churrasco e a família Jardim) são muito sazo¬nais, com pico de demanda em abril-agosto.
Recipientes de armazenagem vendem particular¬mente bem de outubro a dezembro. As previsões de faturamento são preparadas anualmente e revistas trimestralmente; essa análise é por família de produto (por exemplo, Cuidados com o bebê, Jardim), para orçamento, previsões de fluxo de caixa eplanejamento de capacidade agregada. O Gerente de Marketing resume a atual posição assim:
"Nossa cobertura do mercado nunca foi tão abrangente; podemos oferecer um gama completa de utili¬dades domésticas plásticas em cores da moda, que aten¬dem à maioria dos gostos europeus. Mas não vamos reter nossos mercados recentemente desenvolvidos, a menos que possamos dar aos distribuidores confiança de que vamosfornecer todos os pedidos em uma semana. Infelizmente, no momento, muitos recebem diversas entregas para cada pedido, espalhadas ao longo de muitas semanas. Isso, cer¬tamente, aumenta seus custos administrativos e de manuseio e nossos custos de transporte. E, algumas vezes, a falta é de algum item de baixo valor, como prendedores de roupas!"

A fábrica opera em três turnos, de segunda a sextafeira: 120 horas por semana. Horas extras comuns, tipicamente 16 horas aos sábados, foram trabalhadas, na maior parte do último ano. O domingo nunca foi usado para produção, permitindo acesso às máquinas para manutenção de rotina e grandes reformas. As máquinas são arranjadas em grupos, de modo que cada operador pode ser mantido altamente utilizado, aten¬dendo a, pelo menos, quatro máquinas. Apesarde o processo de moldagem correr automaticamente, os ope¬radores são necessários para assegurar que os insumos e matéria prima e as saídas de produtos continuem a fluir sem problemas. Eles são incentivados por um esquema de bônus baseado em produção, que recom¬pensa diretamente a produtividade de cada operador: Todas as máquinas são do mesmo tamanho, para permi¬tir completa intercambialidade de...
tracking img