Estudar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DAS - PLANILHAS DE INVESTIMENTO - PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO






















Público-alvo:

As Planilhas até R$ 200 mil Rural e Não-Rural destinam-se ao uso pelas empresas de assistência técnica estaduais, aos escritórios de projetos e todos aqueles parceiros do BNB que atuam na elaboração dos respectivos projetos para os clientes.Ferramenta:

Para utilização das Planilhas até R$ 200 mil Rural e Não-Rural faz-se necessário que o usuário disponha de computador com o aplicativo Microsoft Excel instalado.

Recursos:

A planilha coloca à disposição diversos recursos, dentre os quais destacamos:

· Avaliação de bens;
· Evolução de rebanhos (bovino, ovino, caprino);
· Opção para uso de custo padrão, que ao invés de usar oorçamento de determinadas atividades, poderá o usuário decidir-se a utilizar parâmetros constantes da planilha, os quais relacionam o percentual de custos em relação às receitas;
· Análise de suporte forrageiro e da reserva estratégica, que corresponde à quantidade de forragens que deverá ser armazenada por um período mínimo de 120 dias e 90 dias, respectivamente, para imóveis situados naregião semi-árida e fora do semi-árido;
· Relatórios (propostas, avaliação, receitas, custos, capacidade de pagamento);

Como instalar as Planilhas?

Para instalação das Planilhas, o usuário deverá proceder da seguinte maneira:

Salvar ou copiar o arquivo de instalação em uma pasta qualquer de seu micro;
Executar o arquivo, para tanto deverá o usuário localizar o arquivo em seu micro utilizandoo Windows Explorer e seguir as orientações constantes das telas de instalação, quais sejam:
Configurar a segurança de macros do Excel para o nível intermediário antes de prosseguir com a instalação. Para tanto, utilize o menu Ferramentas / Macro / Segurança / Nível de Segurança (Médio) do aplicativo Excel;
Recomenda-se que o usuário feche todos os programas Windows antes de executar o programade instalação;
O projetista deverá neste momento clicar no botão “Próximo” para prosseguir com a instalação, e assim sucessivamente nas demais telas.

Acesso às Planilhas:

O aplicativo das Planilhas Não-rurais – Simplificadas encontra-se disponível na Caixa Postal Pública do programa de comunicação via INTERNET utilizado pelos elaboradores de projetos, denominado de PROJNET, que édistribuído pelo BNB.
O presente Manual será também disponibilizado pelo procedimento de instalação, conforme se descreverá adiante.


PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS RURAIS E NÃO-RURAIS:

A tela inicial da planilha tem a seguinte apresentação:

[pic]

[pic]

É recomendável que o elaborador de projeto siga a numeração constante nessa tela, que se apresenta com a seqüência lógica quedeve ser seguida das etapas requeridas para a informação dos dados. Algumas informações são exigidas como de preenchimento obrigatório nas telas iniciais, pois são utilizados automaticamente pela planilha no preenchimento de outras telas subseqüentes, como recurso de facilitação, objetivando se evitar retrabalhos e proporcionar rapidez nas etapas subseqüentes.

Conforme se pode observar pelatela acima, o usuário deve iniciar a elaboração do projeto de organização associativa clicando no botão “1. Informação do Cliente” e em seguida preencher todos os campos e telas constantes dessa etapa (observar os comentários antes de preencher os campos).

Depois de preenchidas todos as informações requeridas na etapa anterior, que será posteriormente detalhada, é que se recomenda clicar obotão “2. Avaliação de Bens”. Ressalte-se que a planilha exige obrigatoriamente o preenchimento de alguns dados da etapa primeira “1. Informação do Cliente” como requisito para permitir o acesso ao preenchimento dos dados dos botões seguintes.

O próximo passo é a elaboração da proposta em si, o botão “3. Proposta de Investimento”. Trata-se da transcrição das inversões projetadas, seleção e...
tracking img