Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing, Publicidade e Relações Públicas
Fundamentos de Marketing
Consumidor Camaleão



Marketing, Publicidade e Relações Públicas
Fundamentos de Marketing
Consumidor Camaleão



Índice

Resumo 3
Palavra chave: 3
summary 3
Keyword: 3
INTRODUÇÃO 4
Bernard Dubois 4
DESENVOLVIMENTO 4
Consumidor camaleão 4
O comportamento 5
Necessidades, Motivações, ePersonalidade 5
O papel desempenhado pelas motivações inconscientes 5
Compreender o consumismo 5
RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE 6
Portugueses são dos que mais se comportam como "camaleões" na hora de comprar 7
CONCLUSÃO 8
Referências bibliográficas 9

Resumo

Neste trabalho irá ser abordado o tema “Consumidor camaleão”.
Este conceito, foi lançado pelo senhor Bernard Dubois, onde esteacreditava que, um consumidor camaleão, tal como o camaleão(animal) que se adapta ao meio ambiente onde se insere, tambem se vai adaptando, sendo que, esta adaptação, depende de vários factores que influenciam no seu processo de decisão e compra.

Palavra chave: consumidor, camaleão, influência, comportamento.

summary

This work will be addressed the topic "Consumer chameleon."
Thisconcept was launched by Sir Bernard Dubois, where it believed that a consumer chameleon, like the chameleon (animal) that adapts to the environment where it operates, will also be adapting, and that this adaptation depends on several factors that influence their decision making and purchasing.

Keyword: consumer, chameleon, influence behavior.

INTRODUÇÃO

Bernard Dubois
Professor na escola degestão Hautes Études Commerciales (HEC) e no Institut Supérieur des Affaires (ISA).
Licenciou-se na HEC, tirou o mestrado em Sociologia, na Sorbonne, o mestrado e o doutoramento em Gestão, na Universidade de Northwestern, em Chicago.
O francês Dubois propõe uma análise do consumidor, os seus comportamentos e hábitos de compra e os fatores que os influenciam.
Lançou o conceito de "consumidorcamaleão", caso, por exemplo, de um executivo que tanto viaja em primeira classe para assuntos de trabalho como escolhe a econômica para o turismo.
Destaca o papel dos líderes de opinião e dos grupos de consumidores e critica as principais variáveis utilizadas no marketing tradicional, revelando os seus limites.(1)
DESENVOLVIMENTO

Consumidor camaleão
Partindo da definição de Juran (1991),que apresenta cliente como qualquer pessoa que seja impactada pelo produto ou processo, pode-se afirmar que o cliente é qualquer pessoa que participe do processo, desde a sua concepção até o seu consumo.(2)

“Camaleão, Segundo dicionário de Airelio, Fig. Hipócrita, indivíduo que muda de opinião e de atitude segundo as circunstâncias e seus interesses. “

Há clientes, consumidores ecompradores ocasionais de artigos de luxo.
Bernard Dubois chama esta terceira categoria de excursionistas.
Consumidores ciscunstanciais que consomem produtos de maior valor agregado em situações específicas, seja como forma de gratificação pessoal, seja em situações especiais ou de aumento de renda.
São consumidores que valorizam marcas e prestígio, mas não abrem mão do conforto e bem estar.
Podemusar Boss ou Armani hoje e amanhã optar por um jeans surrado e uma camiseta básica.
São consumidores camaleões, que ora são sofisticados e dão extremo valor a marcas e bens de status, ora optam por um estilo de vida mais casual e simples.
O consumidor camaleão segundo Dubois é aquele que é imprevisível e não tem um estilo de vida ou hábitos de consumo rígidos. Valoriza o luxo em certascircunstâncias excepcionais, mas não tem nenhum apego, nem é um consumidor fiel de uma marca específica. É muito mais um apreciador de marcas de tradição, qualidade e referência no mercado.
Segundo o autor, embora não seja o cliente preferencial das marcas de luxo, as situações de compra destes consumidores podem ser ampliadas e boa parte do lucro das empresas vem destas incursões crescentes destes...
tracking img