Estudante

Páginas: 3 (653 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
Centro Educacional Balão Mágico
Matéria de Física – 3º ano A

Detectores de Fumaça e Purificadores de Ar

Valparaíso de Goiás, 04 de Abril de 2013
Anderson Souza e Douglas OliveiraDetectores de Fumaça e Purificadores de Ar
Trabalho referente ao primeiro trimestre, para a disciplina de Física do Colégio CEBAM.

Valparaíso de Goiás, 04 de Abril de 2013
Introdução

Neste trabalhoveremos um pouco sobre os detectores de fumaça e purificadores de ar, o que fazer, como funcionam, o que possuem em comum entre si. Teremos uma visão de seus funcionamentos e características quesobressaem em primeira vista.

Detectores de Fumaça

Existem dois tipos: o detector fotoelétrico, que mede variações provocadas pela fumaça em um feixe de luz, e o iônico. Esse segundo modelo é mais comumem casas e edifícios, porque, além de mais barato, é também mais sensível à fumaça. Ele usa um material radioativo, o amerício-241, que emite partículas alfa. Essas partículas ionizam os átomos do ar- ou seja, arrancam deles os elétrons, separando os átomos, que antes eram neutros, em cargas positivas e negativas. Ao entrar no aparelho, a fumaça atrapalha essa ionização e a interrupção faz soarum alarme. O detector também pode ser programado para alertar os bombeiros ou acionar jatos d’água. O uso do amerício-241 gera polêmica, mas a maioria dos especialistas descarta risco de contaminação.Além de a quantidade empregada ser mínima, a radioatividade do material se dá principalmente na forma de partículas alfa, que não atravessam as paredes do detector.

Purificadores de Ar

É cadavez mais comum passarmos grande parte de nossos dias em ambientes fechados e com aglomeração humana. Esses ambientes são propícios ao surgimento e agravamento de quadros de doenças respiratórias,alérgicas e infecciosas, devido a grande quantidade de fungos, bolores, mofos, ácaros e micro-organismos nocivos a saúde humana presente no ar.
Purificador e Esterilizador de Ar faz o tratamento deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!