Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Ciências Biológicas
Disciplina: Anatomia Vegetal
Natureza do Trabalho: Aula Prática
Aluno(a):___________________________________________________ Data: _________


Assunto: Raiz:Estrutura primária e secundária

Objetivo: Reconhecer a organização interna da raiz em estrutura primária e secundária

Introdução:


A organização interna da raiz em estrutura primária érelativamente simples, em virtude da ausência de folhas, nós e entrenós.
Uma secção transversal na raiz em estrutura primária revela a nítida separação entre os três sistemas de tecido: dérmico(epiderme), fundamental (córtex), vascular (cilindro-vascular).
Nas raízes jovens, ativas na absorção de água, ocorrem, na epiderme os pêlos absorventes que são extensões da célula epidérmica eampliam a superfície de absorção da raiz.
O córtex está constituído por parênquima, e ocupa a maior área do corpo primário da maioria das raízes. A camada mais interna do córtex, a endoderme,apresenta células dispostas de modo compacto, caracterizadas pela presença de estrias ou faixas de Caspary. A estria de Caspary é uma estrutura em forma de fita, nas paredes primárias, contendo suberina elignina. Sendo as estrias de Caspary impermeável a água, todas as substâncias que chegam e saem do cilindro vascular devem atravessar o protoplasto das células da endoderme e, assim, a membrana celularexerce sua função controladora sobre o movimento de substâncias.
O cilindro vascular compreende os tecidos vasculares e o periciclo. O xilema forma em geral um maciço sólido central provido deprojeções em direção ao periciclo. O floema se alterna com os pólos do xilema. O periciclo é formado por parênquima, mas em raízes velhas pode esclerificar-se.
Uma raiz pode ser classificada comodiarca, triarca, tretarca ou poliarca conforme tenha dois, três, quatro ou mais pólos de protoxilema.
Nas raízes, a maturação dos elementos do xilema é centrípeta e o xilema é exarco, ou seja, os...
tracking img