Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Por que a definição de linguagem elaborada por Saussure permite afirmar que os fatores culturais e biológicos não afetam a sua estrutura?
Segundo a definição saussuriana, linguagem é uma atividade simbólica. É aptidão ou capacidade que se manifesta por meio de conjuntos organizados para servir de instrumento de comunicação humana, sendo assim, uma característica universal e imutável dohomem. Para Saussure, a linguagem é uma instituição social e, segundo Émile Benveniste “a linguagem é para o homem um meio, na verdade, o único meio de atingir o outro homem, de lhe transmitir e de receber dele uma mensagem” e “a sociedade só se sustenta pelo uso comum de signos de comunicação”. O estudo da linguagem, conforme Saussure, deve partir das relações entre os elementos constituintes dosistema e suas funções, desconsiderando outras propriedades, tais como: modo de formação, estrutura acústica, variantes morfo-fonêmicas, etc.
A partir deste pressuposto, podemos sim afirmar que os fatores biológicos e culturais não afetam a estrutura da linguagem. A linguagem, como faculdade humana de simbolizar, não depende de nenhum aparato biológico. Possuimos uma estrutura fisiológica acústicaque nos permite desenvolver fonemas e representações vocais do mundo, porém, a capacidade de descrevê-lo por meio de signos é independente de tal estrutura. Em relação à cultura, podemos observar empíricamente sociedades de estruturas diferentes que adotam a mesma língua, ou até uma cultura que permanece com a mesma língua mesmo depois de uma grande revolução na estrutura desta mesma sociedade,tudo isso sem influenciar nas culturas desenvolvidas nestas sociedades. Também não podemos comparar a estrutura da língua - “unidades discretas, finitas, combináveis e hierarquizadas", com a da sociedade - classes sociais e parentesco, como alguns estudiosos que dizem que a lingua é “o espelho da sociedade” afirmam.
Devemos ressaltar, porém, a relação intrínsica que existe entre a cultura e alingua em nível fundamental. A cultura existe somente com o pressuposto de uma sociedade. Esta sociedade existe somente porque o homem consegue, por meio da linguagem, trocar simbolicamente mensagens com os seus pares, organizando-se como sociedade e possibilitando a produção dos meios de substência, transformar a natureza e de multiplicar os instrumentos. Logo, estes elementos são consubstanciaisà humanidade e à sua organização em sociedade. A língua, segundo o texto “estrutura da língua e estrutura da sociedade” é o poder coesivo que faz de um agregado de indivíduos a comunidade, serve como uma identidade para esse grupo que passa a se enxergar além das conjunções individuais e ser uma sociedade.
2. Diferencie língua e linguagem, sociedade e cultura e explique que diferença há narelação entre língua e sociedade de um lado e na relação entre linguagem e cultura de outro.
Linguagem, segundo o texto “Vista D’olhos Sobre o Desenvolvimento da Linguística”, é uma estrutura articulada a partir de um conjunto finito de partes envolvidas entre si de maneira formal e na qual cada parte exerce uma função permitindo que membros de uma mesma comunidade/sociedade se comuniquem.
Como umtodo, a linguagem tem a função de reproduzir a realidade, ou seja, através dela aquele que fala pode recontar, reproduzir o fato ou experiência através de sua própria experiência de falar, comunicar, enquanto o outro (ouvinte) recria a realidade exatamente em sua perspectiva de ouvinte. Observamos assim que a linguagem reproduz o mundo, porém sob sua “ótica” particular, que conforme analisado,envolve locutor e ouvinte a suas apreensões do discurso através da linguagem. Ainda segundo o texto “o poder fundador da linguagem, que instaura uma realidade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu”, nos permite entender que através da linguagem a realidade que já passou ou está por vir também se tornam possíveis e nos leva a questão...
tracking img