Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – GLOBALIZAÇÃO. SIGNIFICADO, E O QUE TROUXE
Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais.

2 - CORPORAÇÕES TRANSNACIONAIS, SIGNIFICADO E EXEMPLOS NO BRASIL
As transnacionais correspondemàs corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo. Nesse caso, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem. Um único produto pode ter várias origens, isso por que os seus componentes têm origens distintas e são montados em uma determinada localidade do mundo. Esse fluxo produtivo visa unicamente verticalizar oslucros, diminuindo os custos. Um exemplo é a cadeia de fast food McDonald's, por exemplo, possui 18 mil restaurantes em 91 países.

3 - REVOLUÇÃO TECNOCIENTÍFICA, SIGNIFICADO E MOTIVOS
A revolução técnico-científica corresponde a Terceira Revolução Industrial que iniciou na segunda metade do século XX, com várias descobertas e evoluções no campo tecnológico. Está ligada ao desenvolvimento dabiotecnologia, informática, robótica, cibernética, telecomunicações, engenharia genética, etc. Além de alterar a estrutura de produção e comercialização, essas transformações introduziram descobertas que conduziram ao atual modelo de telecomunicações. Um dos adventos que marcam o início da revolução tecnocientífica foi a Guerra Fria, pois os países antagônicos desenvolveram uma verdadeira batalha naárea espacial, bélica, robótica, comunicações, entre outras. Fato é que com o fim da Guerra Fria, os produtos dessa revolução caíram no mercado consumidor civil.

4 - DESEMPREGO ESTRUTURAL, SIGNIFICADO E MOTIVOS
A crescente concorrência internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preços menores e qualidade alta para os seus produtos. a inserção de tecnologiasna produção industrial (robótica), além de outros seguimentos, retira milhões de postos de trabalho em todo mundo, produzindo um número de desempregados sem precedentes. Nessa restruturação estão sendo eliminados vários postos de trabalho, tendência que é chamada de desemprego estrutural. Uma das causas desse desemprego é a automação de vários setores, em substituição à mão de obra humana. Caixasautomáticos tomam o lugar dos caixas de bancos, fábricas robotizadas dispensam operários, escritórios informatizados prescindem datilógrafos e contadores. Nos países ricos, o desemprego também é causado pelo deslocamento de fábricas para os países com custos de produção mais baixos.
5 - NOVOS EMPREGOS, MOTIVOS E CARACTERÍSTICAS
O fim de milhares de empregos, no entanto, é acompanhado pelacriação de outros pontos de trabalho. Acompanhando os avanços tecnológicos, novas oportunidades surgem, por exemplo, na área de informática. Porém esses novos empregos emergentes exigem um alto grau de qualificação profissional, dificilmente absorverá os excluídos. Dessa forma, o desemprego tende a se concentrar nas camadas menos favorecidas, com baixa instrução escolar e pouca qualificação.
6 - BLOCOSECONÔMICOS, SIGNIFICADO, MOTIVOS E QUAIS OS PRINCIPAIS
Blocos econômicos São associações de países, em geral de uma mesma região geográfica, que estabelecem relações comerciais privilegiadas entre si e atuam e atuam de forma conjunta no mercado internacional. O motivo para a criação desses blocos é a redução ou a eliminação das alíquotas de importação, com vistas à criação de zonas de livrecomércio. Os Principais blocos são Asean, Apec, União Europeia, Mercosul, Caricom, Nafta, Pacto Andino, SADC e CEI.
7 - O CASO BRASILEIRO: DESCREVA A TRANSFORMAÇÃO NO CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO,
Até o final dos anos 80, as empresas brasileiras contavam com um mercado protecionista, tinham poucos concorrentes e não investiam muito em inovação e, com isso, seus parques industriais estavam cada...
tracking img