Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1321 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCICIOS DE METODOLOGIA DO TRABALHO ACADEMICO

01-Conforme afirma Heitor Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000), “Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior. A sua Teoria das Formas é um exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro para além docambiante e fugaz mundo dos fenômenos. Para Platão, o mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível conhecê-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo.”

Com base no trecho proposto e de seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas.
I - A tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro,conforme se afirma, pode ser entendida como preocupação científica.
II - Quando, no texto anterior, apresenta-se a expressão “mundo dos fenômenos”, Platão dirige-se ao conhecimento teológico que tem essa característica.
III - No excerto, pode-se perceber referência ao senso comum na passagem “não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo”.
É possível afirmar queestá correto apenas o que se apresenta em:
A I e II.
B II e III.
C I e III.
D III.
E I, II e III.
02-“Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma ‘Eu acho que’ e ‘Eu sei que’.” (JR., Heitor Matallo. “A problemática do conhecimento”, 2000). Sobre o assunto, indique a alternativa incorreta.
A) A expressão “Eu acho que” exprimeopinião sem haver necessidade de argumentação sólida que a comprove.
B) A expressão “Eu acho que” exprime opinião e sua justificativa só é permitida com outra opinião, devido ausência de argumentos.
C) O emitir de opiniões, da forma como denota a expressão “Eu acho que”, representa um processo espontâneo do ser humano, conquistado a partir da experiência pessoal acumulada.
D) A expressão “Euacho que” refere-se ao senso comum, valorada por crenças, ações e comportamentos cotidianos.
E) Como a expressão “Eu acho que” remete ao senso comum, esse tipo de conhecimento não pode ser considerado na construção de teorias científicas.
03-Cleverson Bastos e Vicente Keller em “Aprendendo a aprender” (Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 19) dizem assim: “o cotidiano apresenta uma gama quaseinfinita de fenômenos que se sucedem ininterruptamente, causando nos indivíduos o que se chama dispersão. No entanto, cada indivíduo é dotado de capacidade de, dentre este turbilhão fenomênico, selecionar alguns e considerá-los isoladamente dos demais. A esta capacidade
se dá o nome de atenção – capacidade de concentração da inteligência em um só objeto.” Nesse sentido, pode-se afirmar que:
A) Aatenção voltada para determinado objeto é a única forma de obtenção de conhecimento.
B) O tipo de conhecimento vulgar somente é produzido a partir do prestar atenção ao cotidiano.
C) A atenção, entendida como uma das fontes para obtenção de conhecimento, permite produzir conhecimento.
D) A atenção em determinado objeto, por mais precisa que seja, dificilmente poderá ser transformada emconhecimento.
E) A atenção somente poderá ser transformada em conhecimento desde que o sujeito tenha interesse pelo objeto
04-Qual a correlação entre conhecimento popular e científico?
A) O conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido. O que diferencia é a forma, o modo oumétodo e os instrumentos do “conhecer”.
B) O conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, distingue-se do conhecimento científico pela veracidade, pela natureza do objeto conhecido. Ele não se diferencia na forma, no modo ou no método.
C) O conhecimento científico se diferencia do senso comum pela forma assistemática e sensitiva dentro de um método ou de uma forma, conveniente...
tracking img