Estudando Gest O De Conflitos Cursos Online Gr Tis Prime Cursos

929 palavras 4 páginas
27/04/2015

Estudando: Gestão de Conflitos ­ Cursos Online Grátis | Prime Cursos

ESTUDANDO: GESTÃO DE CONFLITOS
Introdução ­ O que são conflitos?
O QUE SÃO CONFLITOS? DEFINIÇÃO E CONTEXTO
O que são os conflitos:
Por certo, todos nós já enfrentamos várias espécies de conflitos. Quando o despertador toca, de manhã, é o habitual dilema “Ah! É tão bom estar na cama… que chatice, mas tenho de me levantar senão chego tarde ao trabalho…” Outro, muito trivial, é a situação em que aquele senhor se mete à nossa frente no cruzamento e não nos deixa entrar… sabem do que falo, certamente…

Conflito…Vejamos o que significa:
Um conflito é uma situação que se caracteriza por escassez de recursos e por um sentimento de hostilidade. Por outras palavras, diria que é uma situação em que dois ou mais objetivos, pertencentes a uma ou mais pessoas, são mutuamente exclusivos, gerando atitudes de hostilidade.
Imaginem que duas pessoas querem o mesmo lugar no parque de estacionamento. Neste caso o recurso é o lugar, que por ser só um e as pessoas que o querem serem duas, diz­se que é escasso. Pelo fato de as duas quererem a mesma coisa e ambas pensarem que têm direito a ela desenvolvem uma atitude de hostilidade uma em relação à outra. Eis que surge o conflito. Ambas saem do carro e… imaginem vocês o resto.
O falar em escassez de recursos deve­se exatamente ao fato de a situação não poder satisfazer a realização de todos os objetivos. Por esse fato as pessoas envolvidas desenvolvem uma atitude negativa em relação umas às outras, ou situações de tensão interna quando o conflito só envolve a própria pessoa.
A primeira situação apresentada, a do despertador que toca de manhã, é um exemplo de uma situação que pode gerar um conflito interno.
A situação conflitual é subjetiva. Com isto quer se dizer que, embora possam existir causas objetivas que, por si só, justifiquem o conflito, ele só surge se essas causas forem “sentidas” como tal pelos sujeitos.
O João Campos,

Relacionados