Estudamte

921 palavras 4 páginas
FATORES INERENTES AO AMBIENTE DE SECAGEM
Tanto na secagem em estufa como na secagem ao ar livre a água é removida da superfície da madeira por evaporação. A velocidade de evaporação é controlada pela temperatura, umidade relativa e pela velocidade do ar que passa pela pilha de madeira. Para entender a mecânica do processo de secagem é necessário familiarizar-se com as leis da evaporação e suas relações com os parâmetros de controle. 1 TEMPERATURA
O calor é necessário para evaporar a umidade da madeira. Quanto mais alta a temperatura do ar maior é a taxa de saída de umidade do interior da madeira para a superfície. A velocidade de evaporação depende da quantidade de energia (calor) aplicada por unidade de tempo e da capacidade do meio (ar) para absorver umidade da madeira. No interior da peça de madeira também ocorre um incremento no coeficiente de circulação das moléculas de água.
Ex.: a 80OC a velocidade das moléculas de água é cinco (5) vezes maior que a 25OC. Conclui-se, portanto que a temperatura é um fator de aceleração da evaporação já que, quanto mais elevada a temperatura do ambiente que cerca a madeira, mais intensa será a evaporação posto que o ar poderá absorver mais umidade.
Em estufa a energia fornecida é por convecção, enquanto que na secagem ao ar livre a energia é fornecida por radiação direta do sol, elevando a temperatura da superfície da peça de madeira gerando defeitos (empenamentos e rachaduras). Madeiras medianas ou leves (coníferas) a temperatura ideal para obter uma qualidade excelente da madeira fica em torno de 70 a 90OC. Para uma qualidade regular pode chegar a uma temperatura de 120OC.
Para madeira de peso médio e pesadas a temperatura fica em torno de 60 a 80OC.

2 CARACTERÍSTICAS DO AR
A pressão de vapor d’água em determinado ambiente, determina o movimento da umidade e portanto a velocidade de secagem da madeira.

3 UMIDADE RELATIVA (UR)
A umidade relativa determina a capacidade de secagem do ar. Ar

Relacionados

  • ESTUDAMTE
    445 palavras | 2 páginas
  • Navegadores
    2115 palavras | 9 páginas