Estruturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
nagib





















STEEL DECK




























FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO CIVIL
MODALIDADE EDIFÍCIOS
ESTRUTURAS 3
TURNO NOTURNO
PROFº JOSÉ NAGIB MIZIARA FILHO
GABRIEL CASTRO DE SOUZA nº 0711306
SIDNEI TERUO MIYAGI nº 0711233






SÃOPAULO
DEZEMBRO/2010
























STEEL DECK
LAJES MISTAS DE CONCRETO E CHAPA METÁLICA
































Orientador: José Nagib Miziara Filho


































AGRADECIMENTOSA Deus, pela possibilidade de conclusão deste trabalho;
Ao Prof. José Nagib Miziara Filho, por sua paciência e dedicação aos alunos;
Aos nossos professores e colegas de curso pelo carinho;
E aos nossos familiares, que não deixam de ser grandes professores,
durante toda nossa vida.Sumário


1. Introdução


2. Característica dos materiais



3.
4.
5.






































































1. INTRODUÇÃO


O Steel Deck é um tipo de laje composta por uma fôrma de aço galvanizado coberta por uma camada de concreto. Por isso o nomede “Steel Deck”, que, traduzida ao pé da letra significa “laje de aço”.
Geralmente empregado em obras de estruturas metálicas, também pode ser utilizado em obras com estrutura de concreto armado. O aço no formato de telha trapezoidal é também um excelente material para trabalhar a tração, que serve ao mesmo tempo como fôrma para o concreto durante a concretagem e como armadura positiva para ascargas de serviço. A armadura utilizada no misto de concreto e chapa metálica tem a função de evitar fissuras ao longo da superfície da laje, causadas por efeitos da retração e da dilatação do concreto e fissuras na região sobre as vigas de apoio, devido à tendência de continuidade da laje.
O Steel Deck é uma tecnologia de rápida execução pois não necessita dos escoramentos e da armadurapositiva utilizada nas lajes de concreto armado.






























































2. CARACTERISTICA DOS MATERIAIS




Aço


O material utilizado nas chapas de aço é composto por uma liga de ferro-carbono com alguns elementos adicionais, que podem ter suas propriedades mecânicas alteradaspor meio de conformação mecânica ou tratamento térmico.




Propriedade das chapas de aço


Conformadas a frio em formato de telhas trapezoidais, as chapas utilizadas nas fôrmas são de pequena espessura, sendo mais utilizadas as de 0,80 mm, 0,95 mm e de 1,25 mm e fabricadas com tamanhos de até 12,0 m de comprimento, geralmente de baixo teor de carbono.
A proteção superficialdessas chapas é garantida por camada de zinco puro ou liga de zinco produzida por processo contínuo de imersão a quente (conforme NBR-7008).
O material empregado pelos fabricantes das chapas metálicas é o série ZAR, próprio para a aplicação estrutural, neste caso é o ZAR-280. No que diz respeito a massa mínima do revestimento de zinco adotada nestas chapas, o valor usualmente empregado na chapametálica trapezoidal revestida com zinco é com a designação Z 275 que corresponde aproximadamente a uma camada com 0,05 mm de espessura, considerando ambas as faces da chapa.




[pic]
Fig. 1 – Modelo da fôrma de aço.




Armadura Complementar


É necessária a utilização de telas soldadas na parte superior da laje, afim de controlar o aparecimento de fissuras devido...
tracking img