Estruturas de pontes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA DE PONTES MÁFIA ITALIANA
Trabalho apresentado como aproveitamento na disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas ministrada pelo professor Frederico Madani do Curso de Engenharia da Universidade Paulista – UNIP, São José dos Campos.

UNIVERSIDADE PAULISTA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2012

3

INTRODUÇÃO

A necessidade do homem de atravessar obstáculos, seja em busca de alimentosou abrigo, vem desde os tempos remotos. Desta forma as primeiras pontes teriam surgido pela queda natural de troncos sobre os rios – processo este imitado pelo homem. As primeiras pontes foram construídas feitas de troncos de árvores ou pranchas eventualmente de pedras, usando traves mestras e suportes muito simples. Segundo o Aurélio ponte é uma “Construção que liga dois pontos separados por umcurso de água ou por uma depressão de terreno”. Modernamente, dá-se o nome específico de viaduto às pontes que atravessam ruas e estradas de ferro e de rodagem. Os elevados, por sua vez, são estruturas erguidas em área urbana, para tráfego rodoviário ou ferroviário em nível superior ao solo. Existem três tipos básicos de pontes: Arco, Pênsil e Viga. Neste trabalho será apresentada a estrutura depontes pênseis ou suspensas.

4

Princípio básico das pontes

Com o advento da Revolução Industrial, no século XIX, foram desenvolvidos sistemas de armações em ferro-forjado para pontes mais largas. Porém o ferro dificilmente possuía a força de tensão suficiente para suportar as grandes cargas dinâmicas exigidas pelo caminho de ferro com as recém-inventadas locomotivas a vapor. A invenção denovos métodos de fabrico do aço, que tem uma maior força de tensão, permitiu a construção de pontes mais aptas para estas novas necessidades. As pontes suspensas modernas fazem a sua aparição nesta época, primeiro com correntes metálicas e depois com fios de aço entrelaçados permitindo vãos cada vez mais extensos. Após a Segunda Guerra Mundial muitas das infraestruturas rodoviárias tiveram que serreconstruídas. Generalizou-se o uso do betão e do aço, nomeadamente com pontes em betão pré-esforçado. As cofragens metálicas e as vigas passaram a ser soldadas em vez de fixas com rebites. Constroem-se numerosas pontes suspensas com as mais variadas disposições dos cabos de suspensão. Torna-se claro que as pontes em betão, devido à importante carga própria que possuem, são pouco sensíveis àcarga variável e, como tal, pouco influenciadas por esta, o que lhes dá uma importante estabilidade. Existem três tipos principais de pontes: ponte em viga, ponte em arco e ponte suspensa. Podese citar como maior diferença entre as três as distancias que podem cruzar entre um suporte e outro. Suportes podem ser: colunas, torres ou a parede de um cânion. Uma ponte em viga moderna provavelmente alcanceuma distância de 60 metros entre dois suportes ao contrário de um arco moderno que é capaz de transpor uma distância de 240 a 300 metros. Já uma ponte suspensa, auge da tecnologia em pontes, é capaz de cruzar 2100 metros entre um suporte e outro.

5

Pontes Suspensas

A ponte suspensa reconhecida por seu formato de “M” alongado. Uma ponte suspensa é aquela em que cabos (cordas ou correntes)são pendurados sobre o rio (ou qualquer outro obstáculo) e a plataforma fica suspensa nesses cabos.

(http://ciencia.hsw.uol.com.br/pontes7.htm) Atualmente as pontes suspensas têm duas torres altas onde os cabos são pendurados e, em razão disso, são estas torres que sustentam a maior parte do peso da plataforma. São incididos dois tipos de força: Tração e Compressão. Um exemplo simples e quevemos sempre de compressão e tração é uma mola. Quando pressionamos ou empurramos as duas extremidades da mola uma em direção a outra, nós a comprimimos. A força de compressão diminui a mola. Quando a puxamos para cima, ou puxamos as duas extremidades em sentidos contrários, criamos uma tração na mola. E essa força de tração estica a mola. Essas forças estão presentes em todos os tipos de ponte e...
tracking img