Estruturalista

Páginas: 3 (713 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
Sociólogo norte-americano, Peter Blau nasceu em 1918, em Viena de Áustria, e como sociólogo dedicou-se prioritariamente ao estudo das organizações. Classificou quatro tipos de organizações (de"benefício mútuo", "empresarial", de "serviços" e de "bem-estar comum") de acordo com as quatro diferentes espécies de principais beneficiários que uma organização pode servir. Blau é uma figura de proa dateoria das trocas (exchange theory) numa vertente individualista. Esta teoria vê semelhanças entre as interações sociais e as transações económicas e de mercado, dado que em qualquer destes contextosexiste a expectativa de que as vantagens proporcionadas rendam contrapartidas. Este ênfase na reciprocidade mútua subjaz à perspetiva de que o objetivo dos indivíduos é maximizar as suas própriasgratificações. Blau destacou-se ainda nos seus estudos empíricos acerca da estrutura ocupacional nos EUA. Faleceu a 12 de março de 2002.
Obras Principais:
1955, The Dynamics of Bureaucracy
1962, FormalOrganizations: A Comparative Approach (com W. R. Scott)
1964, Exchange and Power in Social Life
1967, The American Occupational Structure (com O. D. Duncan)
1971, The Structure of Organizations(com R. A. Schoenherr)
ver definição de organizações...
SocialTwist Tell-a-Friend

Como referenciar este artigo:
Peter Blau. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult.2014-03-09].
Disponível na www: .
O termo estruturalismo tem origem no livro Cours de linguistique générale (em português, Curso de lingüística geral) de Ferdinand de Saussure (1916), que se propunha aabordar qualquer língua como um sistema no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos. Esse conjunto de relaçõesforma a estrutura.
O estruturalismo é uma abordagem que veio a se tornar um dos métodos mais extensamente utilizados para analisar a língua, a cultura, a filosofia da matemática e a sociedade na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estruturalista
  • estruturalista
  • Estruturalista
  • Estruturalista
  • Teoria estruturalista
  • Teoria estruturalista
  • Teoria estruturalista
  • Teoria estruturalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!