estrutural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Livro procura mostrar que os valores básicos, apregoados pelos principais atores do mercado capitalista, a saber, trabalho, talento e consumo, como instrumentos para dar maior liberdade ao serhumano, não estão cumprindo o que prometem.

Para Sennett as mudanças na forma como as instituições passaram a ser organizadas acabou gerando um baixo nível de lealdade institucional, a diminuição daconfiança informal entre os trabalhadores e o enfraquecimento do conhecimento organizacional. Em resumo uma diminuição no capital social, isto é, na capacidade das pessoas se envolverem com outras numarelação de confiança, para execução de um projeto. Bom, basta olhar para a maioria das grandes corporações em cidades como São Paulo e Rio, para concordar com Sennett.

O que mais me chamou aatenção neste livro foi o segundo capítulo sobre o fantasma da inutilidade que ronda a todos os trabalhadores nesta fase do capitalismo. Seja por causa da oferta global de mão-de-obra (pergunte aos operáriosamericanos..e brasileiros sobre os chineses e indianos), o processo de automação (eu já fui caixa bancário e sei o que é isso) e a gestão do envelhecimento ( é o que estou fazendo neste momento davida). O Resultado é medo e ansiedade por nunca está atualizado o suficiente.

Por fim, Sennett nos fala sobre o efeito do incentivo ao consumo como forma de sustentação do sistema, que ele chama de"paixão autoconsumptiva", que é uma combinação de intemperança e desperdício. Essa forma de consumir, apregoada pelo players do sistema, se enraízam na forma de mudança cultural e moldam não só a formacomo consumimos produtos, mas também como nos comportamos como cidadãos. Nos tornamos consumidores da política como se fosse apenas mais um produto. Nos tornamos mais passivos, aceitamos a políticaque é de melhor utilização e por aí vai.

Recomendo a leitura deste livro para todos que precisam ou tem interesse no estudo das mudanças que o mundo tem passado desde o século XX, nos campos da...
tracking img