Estrutura e desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura e desigualdade social.
A estrutura social e as desigualdades sociais
Podemos observar os sinais das desigualdades sociais em todos os lugares, todos os dias. Basta sair às ruas para notar as diferenças entre as condições de vida das pessoas e verificar que um pequeno número delas desfruta de muitos privilégios. Estas diferenças de manifestam em elementos materiais, como a moradia, asroupas, os meios de locomoção, mas também no acesso à educação e aos bens culturais. Por que existem as desigualdades sociais e quais são as formas existentes? Como elas se constituíram e como são explicadas?
I) Estratificação social: É a maneira como os diferentes indivíduos e grupos são classificados em estratos (camadas) ou classes sociais.
Uma estratificação não pode estar baseada em apenasum critério (a renda ou a ocupação), pois isto não corresponde à realidade social. Há, portanto, dois tipos de critérios de estratificação:
- quantitativos: como o nível da renda.
- qualitativos, que são de dois tipos: objetivos (posse de bens, trabalho, atividade) e avaliações subjetivas (prestígio, honra, importância social)
A estratificação social é produzida historicamente e se expressa naorganização da sociedade em sistemas de estamentos, castas ou classes.
a) Estamentos: Divisão através de direitos e deveres, privilégios e obrigações que são aceitos como naturais e publicamente reconhecidos. A sociedade feudal foi um exemplo típico, em que havia remotas possibilidades de mobilidade social. A desigualdade, além de fato natural, transformava-se em direito.b) Castas: Hierarquização baseada em religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação. Vigora na Índia, embora seja proibida por lei desde 1950. Trata-se de uma camada social fechada, pois não permite mobilidade social.
|
| Brâmanes
(sacerdotes e mestres da erudição sacra) |
|
* Os párias, também chamados de intocáveis, são completamente marginalizados e estão fora da pirâmide social indiana. Consideradosimpuros, inspiram repugnância e desprezo às demais castas.
c) Classes sociais: Modalidade de estratificação social típica do capitalismo. Camada social aberta, pois permite mobilidade social. Variam considerando a posição dos indivíduos e grupos no processo de produção(proprietários de terra, burguesia industrial ou financeira, pequena burguesia ou média, trabalhadores e operários) ou a capacidade deconsumo (classe A, B, C, D, E).
* Classe alta: Dirigentes superiores e pessoas de situação econômica privilegiada;
* Classe média: Pessoas de situação econômica intermediária como profissionais liberais – médicos, advogados, professores etc.
* Classe baixa: Pessoas de nível econômico baixo.
OBS: Dentro de cada classe há diversas camadas, além de grupos intermediários entre uma classe eoutra.
II) Mobilidade social: possibilidade de um indivíduo ou grupo modificar sua posição social numa determinada sociedade. A mobilidade implica uma mudança de papel social, função social, atividade econômica, poder político e econômico.
a) A mobilidade vertical implica mudança de status social, uma vez que o indivíduo pode ganhar ou perder prestígio na sociedade. Em outras palavras, ele podesubir ou descer na escala de importância social.
* Ocorre mobilidade social vertical ascendente (ou ascensão social) quando o indivíduo melhora sua posição no sistema de estratificação social (por exemplo: empresário que inicia um pequeno negócio e consegue, ao longo dos anos, torná-lo uma grande empresa);
* Ocorre mobilidade social vertical descendente (ou queda social) quando o indivíduopiora sua posição no sistema de estratificação social (por exemplo: grande empresário cujo negócio vai à falência).
b) A mobilidade horizontal ocorre na mesma classe, não implicando mudança de status social (por exemplo: profissional que muda de emprego, mas não obtem melhoria salarial significativa).
III) Indicadores sociais: Como o próprio nome sugere, indicadores são uma espécie de...
tracking img