Estrutura primaria da raiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização dos Tecidos nas Raízes e nos Caules

Raízes e caules jovens, cortados transversalmente, mostram que são formados por uma reunião de tecidos. A disposição desses tecidos é específica emcada órgão e constitui uma estrutura interna primária típica de cada um deles.
Estrutura primária da raiz
Se acompanhássemos uma célula meristemática (As células meristemáticas são os tecidosresponsáveis pelo crescimento e pela cicatrização de injúrias nos vegetais.) que terminou de surgir por mitose na extremidade de uma raiz, veríamos que ela vai se alongando, ao mesmo tempo em que vai sedistanciando da extremidade em decorrência do surgimento de novas células. A maior taxa de crescimento em extensão de uma raiz, ocorrerá, portanto, na região situada pouco acima da região meristemática,denominada de zona de distensão.
Após crescerem as células iniciam a sua diferenciação. Na região mais interna, por exemplo, terá início a diferenciação dos tecidos condutores, enquanto na regiãomais externa diferenciam-se parênquimas e tecidos de revestimento.
O parênquima está relacionado com a fotossíntese, a reserva de várias substâncias, cicatrização e origem de estruturas adventícias. Ascélulas do parênquima podem se especializar em células ou estruturas secretoras.

 
Córtex
As regiões mais periféricas da raiz jovem diferenciam-se em epiderme, tecido formado por uma únicacamada de células achatadas e justapostas. Na região abaixo da epiderme, chamada córtex, diferencia-se o parênquima cortical, constituído por várias camadas de células relativamente pouco especializadas. 

 
 
Cilindro central
A parte interna da raiz é o cilindro central, composto principalmente por elementos condutores (protoxilema e protofloema), fibras e parênquima. O cilindro central édelimitado pela endoderme, uma camada de células bem ajustadas e dotadas de reforços especiais nas paredes, as estrias de Caspary. Essas estrias são como cintas de celulose que unem firmemente as células...
tracking img