Estrutura de ensino no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp
Pólo presencial de Lucélia – SP

Curso: Pedagogia

Disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira







Alunos:

Patrícia da Silva Munhoz RA: 366210 pat-munhoz@hotmail.com

Mitsuo Nishikawa Júnior RA: pr.mitsuo@hotmail.com

Luciana Ferreira Dias RA: mlucianadias@hotmail.com

Zenith Saraiva Ambrósio RA:zenithsaraiva@hotmai.com

José Roberto Tino RA: jose1tino@gmail.com

Sueli Gonçales Gimenes RA: gimenes_sueli@ig.com.br

Rosana RA:





Atividade Prática Supervisionada: Estrutura de Ensino no Brasil

Professor:





Lucélia – SP

Abril de 2012

Resumo



Este artigo sobre a organização da educação nacional visa analisar de maneira crítica nosso sistemaeducacional, discorrendo sobre as inúmeras alterações sofridas por emendas constitucionais e lei especifica para regulamentar nosso sistema, tendo como principal objetivo disponibilizar-lo para análises de educadores, instituições educacionais e todos os interessados em conhecer nossa realidade educacional.

A atual estrutura em vigor na educação do Brasil decorre da aprovação da LDB( Leis deDiretrizes e Bases da Educação Nacional lei 9394/96), que se vincula as leis da Constituição Federal de 1988, que afirma ser a educação de direito de todos de forma ampla e gratuita sendo dever da família, estado, município união cuidar para que de fato ela ocorra .

Também não podemos deixar de mencionar a organização do ensino mo Brasil e as legislações vigentes no país, e os novos métodos deeducação, como a educação a distância e suas tecnologias.



Abstract


This article about the organization of national education aims tocritically examine our educational system, discussing the manychanges undergone by constitutional amendments and specific lawto regulate our system, whose main goal it to provide analyzes of educators, educational institutions and all those interested inlearning about our educational reality.
The current structure in place in education in Brazil follows the approval of the LDB (Law of Guidelines and Bases of National Education Law 9394/96), which binds the laws of the Federal Constitution of 1988, which claims to be the right to education for allbroadly and free of duty and family, state, county union to see that in fact it occurs.
Nor can we fail tomention the organization of teaching mo Brazil and existing laws in the country, and new methods of educationsuch as distance education and its technologies.





Estrutura de Ensino no Brasil

Segundo o artigo21 da LDB a educação no Brasil compõe – se de:

• EDUCAÇÃO BASICA: formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

a) A educação infantil: compreende oprimeiro período da etapa educacional das crianças é oferecida em creches, para crianças de zero a três anos de idade, e pré escolas para crianças de quatro á seis anos tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológico , intelectual e social, completando a ação da família e comunidade.

b) ENSINO FUNDAMENTAL: Com duração de nove anos, é oferecidoa partir dos seis anos de idade, em escolas municipais e estaduais ou instituições privadas, tem como objetivo- a formação básica do cidadão, segundo o artigo 32 da LDB oportunizando:

• Desenvolvimento da capacidade de aprender tenta como meios básicos o pleno domínio da leitura da escrita e do calculo

• A compreensão do ambiente natural e social do sistema político , da tecnologia,das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

• O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de atitudes e valores ;

• O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços da solidariedade humana, tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

C) ENSINO MEDIO: com duração de três anos, é a etapa final da educação básica,...
tracking img