Estrutura de dados pilha e fila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Portifólio de encerramendo da diciplina : Estrutura de Dados.

Tema: Estrutura de Dados : Fila e Pilha.


A estrutura de dados mais simples emais utilizada é a Pilha, o próprio hardware das máquinas mais modernas conseguem fazer sua implementação. Sua principal característica é o LIFO (Last In First Out) ou seja, o último dado a entrar é oprimeiro dado a sair através de seu topo, assim como acontece em uma pilha de roupas, pratos e cartas, não se consegue tirar do meio ou do final, sem derrubar ou danificar o restante da pilha.Temos um outro modelo denominado de Fila, nesta estrutura em forma de lista linear, as inserções são realizadas no extremo final denominado de “atrás”, e as remoções executadas na extremidade inicialdenominada de “Frente”. Assim com na estrutura de dados Pilha, sua estrutura também é denominada por siglas que são FIFO (First In First Out). A ordem linear para Fila é a “Ordem De Chegada”, pois assimcomo acontece nas filas de banco, ou de qualquer outro local, não se pode atender ao ultimo que está na espera e deixar de atender o primeiro.

Como exemplo de Utilização de Pilha temos:
1º Aorganização de cartas a serem entregues por um carteiro com as etapas: Separar cartas por endereço -> Colocá-las na sacola-> Verificar se a sacola está cheia->Empilhá-las na ordem à ser entregue->Entregá-las aos destinatários respeitando a seqüência empilhada para não se perder nos endereços-> Verificar se a sacola está vazia->Retornar ao local de saída .

2° Um jogo de FreeCell : Separa obaralho->verifica se não há cartas em um determinado espaço-> vá empilhando as cartas->retire a primeira carta da pilha -> monte novamente a pilha em ordem.

3° Criando um programa para converter númerodecimal em número binário: Começa uma pilha vazia-> Lê um número inteiro a ser convertido-> Divide este número por dois-> empilha o valor que gerar como resto da divisão->Desempilha todos os elementos...
tracking img