ESTRATÉGIAS DE ENSINO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO / AUTISMO NA PERSPECTIVA DO MÉTODO TEACCH

2964 palavras 12 páginas
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO / AUTISMO NA PERSPECTIVA DO MÉTODO TEACCH

Adaptações do currículo

a criança com autismo necessita que lhe sejam ensinadas coisas que a criança normal aprende sozinha. o perfil de desenvolvimento dessa criança é irregular, e o ensino deve respeitar esse perfil de desenvolvimento; essa criança também pode apresentar problemas de comportamento graves e difíceis de compreender.

Os problemas de comportamento podem ser desencadeados por três fatores principais, que podem ser facilmente corrigidos:

problemas de comunicação, a criança não consegue compreender o que se espera dela, e se o que lhe está sendo solicitado tem um fim, e o que vai ocorrer depois. Tanto a linguagem do professor quanto a organização do ambiente são incompreensíveis para a criança; a atividade proposta é excessivamente fácil; a atividade proposta é excessivamente difícil ou demorada.
O professor pode se impressionar com a capacidade de aprender desse aluno quando a forma de ensino adotada for a adequada para o aluno.
A comunicação professor-aluno deve estabelecer-se de forma que o professor se dirija ao aluno com poucas palavras, claras e concretas; de preferência, no começo, apenas com substantivos. A linguagem deve avançar à medida que o professor tenha certeza de que a compreensão de seu aluno avançou.
Fazer escolhas é outro problema específico. Portanto, por um bom tempo, o que vai ser ensinado deverá ser colocado totalmente na rotina do aluno. Nunca se deve deixar a escolha a critério do aluno, pelo menos até que o professor tenha se certificado que o aluno aprendeu a fazer algumas escolhas.
O professor deve ensinar seu aluno com autismo a aprender.
O professor deve trabalhar em colaboração com a família.
O efeito positivo dos outros alunos e das outras pessoas sobre o aluno com necessidades educacionais especiais, somente vai surgir depois que esse aluno

Relacionados