Qual a importância da atividade de serviço na economia brasileira?

O setor de serviços tem hoje uma importante representação para a economia brasileira; seu crescimento é visto como uma promessa para o desenvolvimento do país. Setor de serviços pode ser a alternativa para contornar o desemprego que atinge duramente a indústria.

Qual conceito de serviço?

Um serviço é uma experiência perecível, intangível, desenvolvida para um consumidor que desempenha um papel de co-produtor.

Osserviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:

▪ Intangibilidade: serviços são idéias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço.
▪ Perecibilidade: se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).
▪ Heterogeneidade ou Variabilidade: a idéia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes.
▪Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente.
▪ Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção.


O sistema Servuction

Definir serviços é por vezes complicado. O valor de um serviço é a sua própria produção. Sem utilização um serviço é apenas teórico. O processo de criação do serviço é aqui analisado através da criação de um modelo. O Sistema Servuction.

A criação e implementação deste sistemapermite a esquematização das interacções criadas pelos elementos envolvidos na produção do serviço. Desta forma, podemos controlar a sua aplicação nas diferentes fases e analisar os desvios da Servuction. Em suma, a Servuction, trata-se da criação de um sistema que permite transpor para os serviços os rigores da produção fabril, onde tudo tem um propósito, nada é deixado ao acaso e os diversos elementos se relacionam em perfeita harmonia. De modo a elaborar um sistema Servuction, primeiro [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Estrategia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estrategia/169610.html

MLA

"Estrategia" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estrategia/169610.html>.

MLA 7

"Estrategia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estrategia/169610.html>.

CHICAGO

"Estrategia." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estrategia/169610.html.