Estrategia de transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATÉGIA DE TRANSPORTE

RENAN ARAÚJO DE OLIVEIRA E SILVA

RESUMO
O presente estudo e pesquisa têm como objetivo a análise da estratégia aplicada a um dos setores que mais cresce em nosso país e que, apesar deste desenvolvimento incontestável na última década não possui ainda um grande número de estudos a seu respeito.
O setor de prestação de serviços é um vasto campo da economiabrasileira e na intenção de obter um resultado mais preciso e menos genérico foi escolhido como foco para nortear este estudo o segmento de empresas de transporte de mercadorias, tradicionalmente chamadas de transportadoras. O objetivo desejado ao fim é analisar os aspectos estratégicos desta prestação de serviços e o pressuposto, a ser confirmado ao fim, de que as transportadoras adotam em sua grandemaioria estratégias empresariais não formais e empíricas.
PALAVRAS CHAVE
ESTRATÉGIA DE TRANSPORTE: TÉCNOLOGIA DE TRANSPORTE, RECURSOS HUMANOS, OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS, INFORMAÇÃO.

TRANSPORT STRATEGY
SUMMARY
This study and research have focused on the analysis of the strategy applied to one of the fastest growing sectors in our country and that despite this development is not undisputed inthe last decade also has a large number of studies about it.
The services sector is a vast field of the Brazilian economy and the intention of obtaining a more precise result and less generic was chosen as a focus to guide this study, the segment of the freight transport companies, traditionally called carriers. The desired goalies to finish analyzing the strategic aspects of this service and theassumption, to be confirmed at the end, that carriers adopt mostlynon-rmal business strategies and empirical.

KEYWORDS
STRATEGY OF TRANSPORTATION: TRANSPORTATION TECHNOLOGY, HUMAN RESOURCES, ORGANIZATIONAL OBJECTIVES, INFORMATION.

1-INTRODUÇÃO
O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tempapel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente. Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas, o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia, como é o caso, por exemplo, do setor de distribuição de combustíveis.
As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente àsdimensões de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é oproduto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.
Muitas empresas brasileiras vêm buscando atingir tal objetivo em suas operações. Com isso, vislumbram na Logística, e mais especificamente na função transporte, uma forma de obter diferencial competitivo. Dentre as iniciativas para aprimorar as atividades de transporte, destacam-se os investimentos realizadosem tecnologia de informação que objetivam fornecer às empresas melhor planejamento e controle da operação, assim como a busca por soluções intermodais que possibilitem uma redução significativa nos custos. São inúmeros os exemplos de empresas com iniciativas deste tipo, destacando-se entre elas a Souza Cruz, Coca-Cola, Alcoa, OPP-Trikem, Brahma, Martins, Dow Química, entre outras.
Ao longo desteartigo, a função transporte será tratada inicialmente sob a perspectiva de integração às demais funções logísticas. Em seguida, os cinco diferentes tipos de modais serão classificados sob a ótica de custos e serviço. Também serão tratadas as questões que tornam a matriz de transporte brasileira desbalanceada. O artigo se encerra com uma discussão sobre os impactos que a tecnologia de informação,...
tracking img