Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RICARDO J. FERREIRA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

CAPÍTULO 8

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
8.1 APLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Os procedimentos de auditoria são o conjunto de procedimentos técnicos com base nos quais o auditor obtém evidências ou provas que sejam suficientes e adequadas para fundamentar o seu parecer sobre as demonstrações contábeis auditadas. Os procedimentos de auditoriasão adotados: antes do encerramento do exercício; na data de seu término; após o encerramento do exercício e antes da elaboração das demonstrações; depois da elaboração das demonstrações. Os procedimentos de auditoria são divididos em testes de observância (ou aderência) e testes substantivos. Na aplicação dos testes de observância, o auditor deve verificar a existência, efetividade e continuidadedos controles internos. Os testes substantivos têm por finalidade a obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade das informações produzidas pelo sistema contábil da entidade. Os testes substantivos dividem-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica. Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões:12345existência - se o componente patrimonial existe em certa data; direitos e obrigações - se efetivamente existem em certa data; ocorrência - se a transação de fato ocorreu; abrangência - se todas as transações estão registradas; mensuração, apresentação e divulgação - se os itens estão avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as NormasBrasileiras de Contabilidade.

8.2 DETERMINAÇÃO DA AMPLITUDE DOS EXAMES DE AUDITORIA A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada, em razão da complexidade e volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens, cabendo ao auditor, com base na análise de riscos de auditoria e outros elementos de que dispuser, determinar a amplitude dos exames necessários à obtençãodos elementos de convicção que sejam válidos para o todo. Não existe norma legal estabelecendo o percentual de testes substantivos que o auditor deve efetuar no sentido de afastar os riscos de auditoria. Alguns autores, porém, com base na prática dos serviços de auditoria, estabelecem percentuais mínimos e máximos, que variam de acordo com a nota dada pelo auditor aos controles internos daentidade.

8.3 DIFERENÇA ENTRE TESTE E AMOSTRAGEM Em sentido estrito, existe diferença entre teste e amostragem, muito embora os dois envolvam a verificação de apenas uma parte das transações e saldos. Por meio do teste, o auditor procura formar sua opinião apenas quanto aos itens examinados, sem que sua avaliação se estenda para toda a população de que fazem parte os elementos verificados. Naamostragem, o auditor procura, mediante o exame de alguns itens de uma população, elementos de convicção que sejam válidos

83

RICARDO J. FERREIRA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

para o todo. Se o auditor seleciona uma certa quantidade de duplicatas para exame, com o objetivo de verificar se elas estão lançadas contabilmente, buscando identificar erros ou fraudes apenas nas duplicatas examinadas, temos umteste. Mas se o seu objetivo é avaliar o comportamento de todas as duplicatas a receber, mediante o exame de algumas duplicatas, temos uma amostragem. Devem ser adotadas medidas para que a amostra seja representativa da população que se procura avaliar.

8.4 SELEÇÃO DIRECIONADA Por meio da seleção direcionada, o auditor se limita a examinar as transações ou saldos que sejam enquadrados em parâmetrospreviamente determinados. Por ser tratar de um teste, as avaliações feitas pelo auditor se limitam à transações e saldos especificamente examinados. s Os testes em seleção direcionada podem ser baseados em: 1 - valor - o auditor examina um grupo de transações que esteja dentro de um certo limite de valor. Por exemplo, a inspeção de todos os ativos com valor acima de determinado limite; 2 -...
tracking img