Estrategia de empresas - livro fgv resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro: ESTRATÉGIA DE EMPRESAS

1) Evolução do Pensamento Estratégico

As escolas de pensamento estratégico são desenvolvidas a partir de várias concepções e aprofundamentos com base no desenvolvimento de determinados paradigmas estratégicos.

O que é estratégia?

A palavra estratégia vem de strategós (de stratos, “exército”, e ago, “liderança” ou “comando”, tendo significadoinicialmente “a arte do general” e designava o comandante militar. Por esta razão a literatura a relaciona com situações politicas, guerras ou jogos e tem como característica alcançar um determinado desempenho competitivo.

Para Ghetmawat, “a estratégia é um termo criado pelos antigos gregos, para os quais significava um magistrado ou comandante-chefe militar”, isto é, ela era focalizada nasorganizações militares e a partir daí, passou a ser apropriado pelo ambiente de negócios.

Mintzberg conceitua os chamados 5Ps da estratégia, que são 5 maneiras diferentes de pensar o conceito estratégia. A estratégia é:
- Plano (plan), direção, guia ou curso de ação para o futuro, um caminho a ser seguido para levar a organização de um estado atual para um estado desejado.
As organizações criamplanos para o futuro e criam estratégias pretendidas, que nem sempre são realizadas.
- Padrão (pattern), consistência de comportamento ao longo do tempo.
- Posição (position), a localização de certos produtos em determinados mercados. Ansolff utiliza o conceito na matriz produto versus mercado.
Porter reiterou que a estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo umconjunto de diferentes atividades.
- Perspectiva (perspective), maneira fundamental de a organização fazer as coisas. Como perspectiva a estratégia olha dentro da organização, tendo como referencial o pensamento dos estrategistas e a grande visão da empresa.
- Estratagema (ploy), manobra específica para vencer com um ardil um oponente ou concorrente.

De acordo com Mintzberg e Quinn existem trêsníveis de estratégia na organização, ela não deve se restringir aos âmbitos gerenciais e diretivos, mas distribuir-se por toda a organização.
- Estratégia corporativa: nível mais elevado da estratégia empresarial. Abrange as questões relacionadas aos negócios nos quais de decide competir, determinando a diversificação das unidades de negócio da organização. “Onde competir”.
- Estratégiacompetitiva ou de negócio: escolha de uma estratégia na competição para a unidade de negócio. “Como competir”.
- Estratégia funcional: forma de atuação de área funcional da empresa, normalmente, relacionada ao nível tático da organização. Deve cobrir todos os ângulos da organização.
Os três níveis da estratégia (corporativa, negócio e funcional) formam uma hierarquia na qual a estratégia do negócioé uma parte do ambiente na qual as estratégias funcionais operam, e a estratégia corporativa é um elemento importante no qual a estratégia do negócio se encaixa.

Aspectos positivos e negativos associados à estratégia:
- Determina a direção, benefício, pois mapeia o curso de uma organização para que ela navegue coesa em seu ambiente. Problema, tornar pouco flexível ou perder capacidade devisualizar e apreciar novas oportunidades e possibilidades.
- Focar esforços da organização, ou seja, promover a coordenação de atividades, fazendo que os esforços tenham sinergia. Risco, esforço é extremamente focalizado, os gerentes perdem a capacidade de aproveitar oportunidades.
- Define a organização, propiciando às pessoas entendê-la e diferenciá-la das outras. Vantagem, significado parao que faz a organização. Perigo, definir com excesso de exatidão pode chegar ao excesso de simplicidade, perdendo a complexidade do sistema.
- Consistência nas ações da organização, é preciso reduzir a ambiguidade e oferecer ordem. Desafio, manter a criatividade.

* Toda estratégia é uma simplificação da realidade que facilita a ação.

As escolas do pensamento estratégico

Baseadas na...
tracking img