estradas

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2015
Introdução

Este trabalho
Trecho do livro “Projeto de Estradas” - CAMPOS, Raphael do Amaral:
As estradas têm grande influência social, política e econômica. Inicialmente, em parte de suasfunções, facilitaram a circulação de pessoas e de riquezas entre regiões, acelerando o desenvolvimento econômico, consolidando a relação entre dois territórios e tornando possível a exploração deregiões abandonadas.
Estrada 3:
Os primeiros construtores de estradas foram os romanos, com o intuito de possibilitar o deslocamento de animais e de veículos militares e civis entre as regiões dosimpérios sem que fosse necessário preocupar-se com o clima. Os Astecas e os Incas também possuíam habilidades na construção de estradas facilitando a circulação de militares e mercadorias.Nesta época, era comum a utilização de materiais como fragmentos de rochas, pedras e cascalhos. Na atualidade utilizam-se ligantes como betume e cimento, podendo dividir a pavimentação em dois gruposembasados nas reações quando submetidos ao tráfego de veículos. Sendo, pavimentos flexíveis àqueles que se utilizam materiais betuminosos e vêm a apresentar com maior facilidade deformações devido oimpacto dos veículos e pavimentos rígidos quais se utilizam concreto de cimento, visando resistência e diminuindo a apresentação de deformações quando submetidos ao tráfego.

Construção de estradas -Techine
Na construção de estradas há três etapas essenciais: O Planejamento, o projeto e a construção. Na parte do planejamento diversos temas são definidos, como a função da estrada, a determinação dotraço, quais materiais serão utilizados, a resistência etc. São calculados o volume, a densidade do tráfego e os tipos de veículos que circularão, os problemas que podem vir a ocorrer, os custos epor fim a sinalização e manutenção das vias.

Manual Básico de Estradas Vicinais – Volume I
Para construir estradas vicinais, que são em geral estradas Municipais, de pista única, padrão modesto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estradas
  • ESTRADAS
  • Estradas
  • Estradas
  • estradas
  • estradas
  • Estradas
  • Estradas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!