estradas e rodagen

1517 palavras 7 páginas
Sumário

Introdução
Quando se pensa em infraestrutura básica para o desenvolvimento de um país ou até mesmo de uma cidade, além de estruturas de saneamento, outro ponto fundamental a ser considerado são as estruturas de transportes e construções de estradas. A velocidade do desenvolvimento de uma sociedade se relaciona diretamente com a evolução do seu sistema de transportes, uma vez que para recepção de matérias-primas, escoamento de produções e o próprio traslado de pessoas, a eficiência nos deslocamentos auxiliam os processos de logística e distribuição.
Atrelado às necessidades da construção de boas estradas, faz-se uso parte da engenharia conhecida como Geotecnia, que por definição trata-se da aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação e uso do conhecimento dos materiais da crosta terrestre e materiais terrestres.
Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo bibliográfico a respeito de estradas e transportes e geotecnia e matérias.

1 – Estradas e Transportes
As estradas têm uma função econômica, que se manifesta em todas as épocas de sua evolução. Elas dão origem a povoações ao longo do percurso, ampliam as formações urbanas, valorizam terrenos atravessados, permitem o deslocamento rápido de grandes massas de produtos e estimulam o bem estar e o progresso para as regiões e de acordo com o crescimento urbano que as circundam, constantemente sofrem alterações para sua ampliação ou outros tipos de melhorias, visando potencializar a segurança de sua utilização e/ou otimizar sua eficiência em termos de transportes.
No Brasil, quando se fala em transportes, seja de pessoas ou produtos, a primeira imagem que nos vem a mente está relacionada à estradas, porém, vale salientar que o conceito de transporte é multimodal e envolve outros tipo de sistemas, como por exemplo, ferroviário, aéreo, aquaviário, entre outros.

1.1 – Das responsabilidades
A organização sistêmica e o efetivo desenvolvimento

Relacionados

  • História economica
    16633 palavras | 67 páginas