Estoque: custo de oportunidade e impacto sobre os indicadores financeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTOQUE: Custo de Oportunidade e Impacto sobre os Indicadores Financeiros




1. Introdução

Impacto nas Organizações


Atualmente, gerir estoques é cada vez mais lidar com o paradoxo de se manter o nível de serviço e, ao mesmo tempo, reduzir ao menor custo de estoque possível, sem a efetiva perda de qualidade, tarefa árdua por ser antagônica aos princípios da logística. Istoporque mesmo havendo considerável um aumento da eficiência operacional, ainda é primordial a manutenção de níveis mínimos de estoque, que é um ponto crítico para a redução de custos, pois representa tanto comprometimento das margens de lucro como valor imobilizado, o que remete à idéia do custo de oportunidade, quando são confrontados o cálculo do custo financeiro do estoque e o custo da vendaperdida.

Devem ser analisados também aspectos relativos ao valor agregado do produto, a previsibilidade da demanda e a exigência do consumidor final sobre prazo de entrega e disponibilidade do produto.

Nossa proposta é avaliar as motivações para a contínua redução dos níveis de estoque sob a ótica do custo versus manutenção do nível de serviço, uma equação baseada em princípios de gestão modernaque contempla um conjunto de medidas capazes de tornar viável tal proposição.



2. Custo financeiro de estoque

2.1 Custo de oportunidade

Assim, Robinson Crusoe não paga dinheiro a ninguém, mas percebe que o custo de colher morangos pode ser considerado como sendo a quantidade de framboesas que ele poderia ter colhido ao mesmo tempo e com o mesmo esforço, ou como sendo do lazersacrificado em troca dos morangos. Esse sacrifício de fazer outra coisa qualquer é chamada de “custo de oportunidade”.
Paul A. Samuelson

2.2 Enfoque econômico e contábil do custo de oportunidade

Sob o enfoque econômico, os seres humanos orientam suas decisões baseados na premissa da otimização, suportada pelas hipóteses da racionalidade objetiva e da liberdade de ação das pessoas. Ouseja, se elas são livres para agir, é lógico supor que procuram escolher coisas que lhes proporcionem a máxima satisfação.
Portanto, para a teoria econômica, o custo de oportunidade ou custo alternativo surge quando o decisor opta por uma determinada alternativa de ação em detrimento de outras viáveis e mutuamente exclusivas, sendo assim, representa o benefício que foi desprezado aoescolher uma determinada alternativa em função de outras. Desta forma, o custo dos fatores de produção só pode ser mensurado através de seu custo de oportunidade. MILLER (1981, p.188) enfatiza dizendo que “o custo tem um significado muito especial em Economia, significa apenas uma coisa – o custo de oportunidade”.

Tabela 1 Conceitos de Custos de Oportunidade sob o Enfoque Econômico

WIESER(1860) Renda líquida gerada pelo uso de um bem
ou serviço no seu melhor uso alternativo.

MEYERS (1942, P.194) Custo de produção de qualquer unidade de
mercadoria é o valor dos fatores de produçãoempregados na obtenção desta unidade – o qual
se mede pelo melhor uso alternativo que se poderia
dar aos fatores se aquela unidade não tivesse sido
produzida.

BILAS (1967, P.168) Os custos dosfatores para uma empresa é igual
aos valores destes mesmos fatores em seus melhores
usos alternativos.

LIPSEY & STEINER O custo de se utilizar alguma coisa num empreen-
(1969, p.215) dimento específico é o benefício sacrificado (ou...
tracking img