Estoicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTOICISMO
Essa palavra deriva do grego stoá, "pórtico" ou "galeria de colunas". Trata-se de uma referência ao local em que reunia os alunos e administrava suas aulas onde o fundador da escola, Zenão de Cítio (335-264 a.C.), se reunia com os discípulos. Tradicionalmente, a evolução do estoicismo é dividida em três fases, conhecidas por stoá antiga, média e nova.
A stoá antiga compreende aépoca do fundador, Zenão de Cítio (335-264 a.C.), e dos primeiros escolarcas atenienses, Cleante de Assos (331-232 a.C.), e Crisipo de Soli (280-207 a.C.), Com a stoá média, que abrange a época de Panécio de Rodes (185-109 a.C.) e de Posidônio de Apaméia (135-51 a.C.), o estoicismo recebeu grande influência do platonismo e chegou a Roma.
Na última fase, a da stoá nova, o estoicismo foi dominado pelosromanos e seus principais representantes foram Lucius Annaeus Seneca (Sêneca, o Jovem, 4 a.C.- 65 d.C.), Epicteto (55-135 d.C.) e o imperador romano Marco Aurélio (121-180 d.C.); somente os dois últimos deixaram obras em grego.
O estoicismo influenciou consideravelmente o neoplatonismo e, embora nunca tenha desaparecido totalmente, a vitalidade e a importância da escola declinaramprogressivamente a partir do século III.
Para o estoico, é feliz aquele que vive de acordo com a ordem cósmica, aceitando e amando o próprio destino nela inscrito. Vejamos como isso se explica.
Ordem cósmica
Para compreender o método estoico para a condução de uma vida boa e feliz, é preciso entender primeiro um pouco de sua física ou cosmologia. O estoicismo concebe o universo como Cosmos, "universoordenado e harmonioso", composto de um princípio passivo (a matéria) e de um princípio ativo, racional, inteligente (o chamado logos), que permeia, anima e conecta todas as suas partes. Esse princípio ativo, ou inteligência universal que os estoicos chamavam de providência, regeria toda a realidade, equivalendo ao que se pode denominar Deus. Se o Deus estoico permeia tudo, isso significa que ele seencontra no mundo e se confunde com ele, com a natureza (no jargão da filosofia diz-se que Deus é imanente; o contrário desse termo é transcendente, isto é, que está separado do mundo e não se confunde com ele, como é o caso do Deus cristão). Em outras palavras, tudo o que existe e que acontece tem um objetivo e uma razão de ser, pois faz parte da inteligência universal e divina. Assim, tudo énecessário, ou seja, não pode ser diferente do que é. Nessa ordem cósmica, portanto, todos os eventos já estariam organicamente predeterminados, inclusive a vida de cada um. Este seria seu destino. Pela mesma razão, tudo o que acontece deve ser bom, pois é animado pelo bem contido nos princípios racionais que governam o universo (o que se denomina providência). O importante é a ordem do todo, da totalidadedo universo. E o bem do todo deve ser melhor do que o bem individual.
Uso da vontade
Com base nessa cosmologia, os estoicos entendiam que é impossível sermos felizes se acreditarmos que felicidade é ter tudo o que desejamos (como geralmente se pensa). Basta que fracassemos em alcançar um desejo e nos tornamos infelizes. A esse respeito, ensinavam que há coisas que dependem de nós e há outrasque não dependem de nós, ou só de nós. Depende de nós, por exemplo, elaborar um bom trabalho ou ser bom e generoso: não depende de nós (ou só de nós) ganhar na loteria ou conquistar o coração da pessoa amada.
Então, se existe uma ordem cósmica predeterminada e se há coisas que não dependem de nós, só nos resta aproveitar uma brechinha de liberdade que o estoicismo nos deixa para garantir nossafelicidade. Trata-se da aplicação de uma faculdade que todos temos: à vontade. Ela nos permite querer ou não querer as coisas. Veja que nada pode me obrigar a querer o que não quero, ou a não querer o que quero. Podem me obrigar, por exemplo, a ir a uma festa, inclusive me levar á força até lá, mas não podem me fazer querer ir a essa festa.
Portanto, segundo os estoicos, posso construir minha...
tracking img