Estocagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estocagem




A armazenagem ou estoque é um fator muito importante para a organização por se tratar da armazenagem dos produtos que serão comercializados para o consumidor final. É a administração de materiais enquanto eles ainda estão armazenados. Inclui as atividades de armazenamento: distribuição, pedido e contabilidade de todos os materiais e produtos acabados desde o inicio até ofim do processo de produção. As instalações de armazenamento podem variar de pequenos depósitos a grandes instalações de armazenamento altamente mecanizadas.
Sendo assim, para a estocagem é necessário ter um espaço físico adequado para cada produto que está sendo guardado. Para no momento que se necessitar movimentar o estoque este possa estar bem distribuído, e agilizar ao máximo areposição dos produtos.

O fator estocagem será um ponto a ser estipulado pela gerência. Dependendo no ramo em que a organização estiver inserida será necessário um grande ou pequeno estoque.

A quantidade de estoque será levada em consideração de acordo com o consumo dos consumidores finais; que envolve desde sua regularidade ou irregularidade de consumo ou até mesmo a sazonalidade, que éperíodo de elevação da demanda, e para isso deverá ser realizado um levantamento das saídas e estoques para realizar a gestão do estoque.

Para a administração de estoques obter sucesso; deve sempre buscar um meio termo entre a saída de matérias-primas e o que se possui em estoque, para ai realizar, a aquisição de matérias de maneira que os recursos financeiros possam girar a favor daorganização, mantendo-a ativa no mercado.






Estocagem em grande profundidade




Esta forma de armazenagem é bastante parecida com a armazenagem por empilhamento, com a diferença que cada unidade de carga não se apoia em nenhuma outra, logo nesta situação não há perdas de espaço vertical. É um modo de armazenagem com uma elevada densidade, indicado para quando se queremarmazenar grandes quantidades, visto que podem ser armazenadas dez ou mais unidades de carga numa única fila. Neste método a entrada e saída de carga é feita pelo mesmo lado da fila, com uma sequência LIFO. Na armazenagem em profundidade, as filas são independentes umas das outras, tanto na vertical como na horizontal, e a área correspondente a uma fila é inversamente proporcional à altura daarmazenagem.


[pic]
Fonte: www.aemrepresentacoes.com.br




Estocagem Móvel




São os estoques que estão em trânsito entre os pontos de estocagem ou de produção. Quanto maior a distância e menor a velocidade de deslocamento, maior será a quantidade de estoque em trânsito.
É o estoque alocado para determinado cliente até o momento em que se torna disponívelpara o mesmo.
Esse tipo de estoque corresponde à movimentação física de materiais e produtos. Materiais movimentando-se de um fornecedor até a planta, de uma operação para outra, de uma planta a um CD, do CD ao cliente. Existem 3 estágios da estocagem móvel: suprimento, processamento interno e entrega do produto.




Vantagens


• Competitivo para carregamentos a longasdistâncias;
• Elimina substancialmente os custos de investimento e
manutenção dos armazéns.
Desvantagens:
• Dificilmente aplicável para pequenas distâncias;
• Dificuldade em encontrar modos de transporte que
correspondam às exigências do mercado;
• Certos tipos de produtos necessitam de cuidados especiais
que os transportes podem não oferecer;[pic]
Fonte: www.bertoliniarmazenagem.com.br














Mezanino




[pic]
Fonte: www.mecalux.com.br






É uma estrutura de armazenagem pesada, que permite aproveitar ao máximo a altura útil de um local duplicando ou triplicando a superfície de uma determinada área. Utilizado, basicamente, para armazenagem de caixas,...
tracking img