Estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCÍPIOS DE HISTOLOGIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA MUSCULAR.
1 – INTRODUÇÃO

O músculo serve como "motor" do corpo gerando forças mecânicas e tornando possível a locomoção, manipulação deobjetos, circulação de sangue, propulsão de alimentos através do tubo digestivo e muitos outros movimentos.
Em muitos animais o tecido muscular é o tecido mais abundante. É um tecidoespecializado para contração e permite movimentos variados em animais. As células musculares são longas e estreitas sendo chamadas de fibras. As fibras musculares estão arranjadas em camadas, geralmenterodeadas por tecido conjuntivo constituindo os músculos. Os músculos, histologicamente, são constituídos por três tipos de tecido muscular: esquelético, liso e cardíaco (tabela 1).
Músculoesquelético - ligado aos ossos pode se contrair voluntariamente. Este tecido muscular permite que caminhemos, curvamos, escrevamos e que o corpo se mova. Possui uma aparência "listrada", com listras escurase claras ou estriações, sendo também chamado de músculo estriado. Cada fibra de músculo esquelético tem diversos núcleos, que repousam sobre a membrana plasmática.
Músculo cardíaco - oprincipal tecido do coração é um tipo de tecido especial de músculo estriado que não está sobre controle voluntário. As fibras do músculo cardíaco são "juntadas" nas porções terminais, ramificam-se ejuntam-se novamente, formando redes complexas (sincício). Uma característica das fibras do músculo cardíaco é a presença dos discos intercalados - junções especializadas onde as fibras se juntam.Músculo liso - não apresenta estriações, é involuntário. Cada célula fusiforme contém somente um núcleo. Constitui a parede de muitos órgãos, sendo responsável por movimentos internos como omovimento dos alimentos através do tubo digestivo.
Quanto a forma macroscópica, os músculos correspondem a dois tipos principais, longos e largos, conforme haja predominância do comprimento ou da...
tracking img