Esteatose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PATOLOGIA GERAL

ESTEATOSE: a esteatose grave não é uma doença e sim uma Síndrome. É também conhecida como degeneração gordurosa do fígado, é um achado comum que consiste no acúmulo detriglicerídeos e outros lipídios (gorduras) nas células do fígado, os hepatócitos. É uma alteração morfofisiológica dos hepatócitos que ocorre em conseqüência de diversas desordens metabólicas. É a enfermidadecrônica mais comum do fígado. Na esteatose grave, os lipídios constituem até 40% do peso do fígado, e o peso desse órgão pode aumentar de 1,5 kg até 4,9 kg. A esteatose em geral é reversível apenas pelaeliminação da causa. Temos que ter em mente, que a esteatose pode ser a causa de infecções recorrentes e pode causar morte súbita pela migração em êmbolos de gordura originada do fígado para ospulmões.

Quais são as causas de esteatose hepática

Quatro causas são disparadamente as mais comuns:

Consumo excessivo de álcool.

Diabetes mellitus descompensado.

Obesidade
desnutrição(principalmente por deficiência de proteínas).

A esteatose hepática geralmente está relacionada a um quadro clínico conhecido como “Síndrome Metabólica”. É portador de síndrome metabólica quem possui nomínimo 3 dos 5 critérios abaixo listados:

1 circunferência abdominal maior que 102 cm em homens e 88 cm em mulheres.

2 triglicerídeos no sangue em níveis maiores que 150 mg dL.

3 Colesterol HDL(conhecido popularmente com o colesterol bom) inferior a 40 mg dL em homens e 50 mg em mulheres.
4 Pressão arterial alta.

5 Glicose no sangue em jejum maior que 10 mg dL.

Outras causas:fibrose cística, distúrbios do armazenamento de glicogênio, uso de quimioterápicos, pacientes em nutrição parenteral total, cirurgias do trato gastrintestinal exemplos: cirurgia para redução doestômago), lipodistrofia congênita generalizada, síndrome de Cushing, síndrome de Reye, intoxicação por tetracloreto de carbono, gravidez, dentre outras causas.

Como acontece a esteatose...
tracking img