Estatisticaatps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estatísticas

Professor do EAD: Ivonete Melo de Carvalho

Nome Tutor Presencial: Adriana Nascimento











Jeferson Cristiano Nunes – RA 2316369165

Regina Santimaria – RA 2316365629Glauciane Martinho – RA 2323399125













Introdução





O trabalho irá apresentar as etapas 1, 2, 3 e 4 da ATPS da disciplina de Estatísticas. Contemplando temas importantes para o nosso aprendizado e para compreensão da necessidade e o uso das contas nas empresas, afinal as mesmas corrigem o valor histórico, ajustando-o para expressar oprovável valor de realização e ajudando para decisões que interferem num bom desenvolvimento da entidade.







































Sumário



Etapa 1_________________________________________________4,5,6,7



Etapa 2_________________________________________________7,8,9



Etapa 3_________________________________________________9



Etapa 4_________________________________________________10



Conclusão_______________________________________________11



Referências Bibliográficas___________________________________12

























Etapa 1

História da Estatística

De acordo com a Revista do Instituto Internacional de Estatística, "Cinco homens, Hermann Conring.Gottfried Achenwall, Johann Peter Süssmilch, John Graunt e William Petty já receberam a honra de seremchamados de fundadores da estatística, por diferentes autores."'11

Alguns autores dizem que é comum encontrar como marco inicial da estatística a publicação do "Observations on the Bills of Mortality" (Observações sobre os Sensos de Mortalidade, 1662) de John Graunt. As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticaspúblicas, fornecendo dados demográficos e econômicos. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.

Conceito de Estatística

Estatística é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar eanalisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveisde audiência dos programas de televisão ou efetuar o planeamento de campanhas de marketing.

Por outras palavras, o termo estatístico pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

A Estatística possui dois grandes ramos:

l - Estatística Descritiva: compreende a coleta, aorganização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

II - Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas deincerteza que resultam na teoria da probabilidade.

A estatística não é uma ferramenta matemática que nos informa sobre o quanto de erro nossas observações apresentam sobre a realidade pesquisada. A estatística baseia-se na medição do erro que existe entre a estimativa de quanto uma amostra representa adequadamente a população da qual foi extraída. Assim o conhecimento de teoria de...
tracking img