Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

ESTATÍSTICA

SANTO ANDRÉ
NOVEMBRO/2012

Conteúdo


1.0 Introdução 3
2.0 Fundamentos da Estatística 4
3.0 Aplicação dos conceitos de controle Estatístico de processo (CEP) 5
3.1 Conceito e aplicação da Estatística 6
3.2 Administração e a importância da aplicação da estatística 7
3.2.1 A Utilização de coleta de dados: 93.2.2 A Utilização de dados estatísticos: 9
4.0 Estatísticas Descritivas 10
4.1 Coletas de dados, tabelas de freqüências 10
4.1.1 Modelo direto 10
4.1.2 Modelo Indireto 11
5.0 Amostragem 12
5.1 Tipos de Amostragem 13
5.2 Amostra “Café Pilão – a vácuo” 15
5.2.1 Quadro comparativo coleta de amostra Café Pilão 15
5.2.2 Fotos equipe ATPS em campo 17
6.0 Freqüência Absoluta e aFrequência Relativa 18
6.1 Tabela Frequência Absoluta e Frequência Relativa 18
6.1.1 Gráficos Frequência Absoluta e Frequência Relativa 18
7.0 Medidas de tendência Central e Medidas de dispersão 20
7.1Definição sobre Média 20
7.2 Definição sobre Mediana 20
7.3 Definição sobre Moda 20
7.4 Medidas de Dispersão 20
7.5 Tabela de cálculo da variável do peso dados coletados “Café Pilão500gr á Vácuo” 21
7.6 Peculiaridade Aprovação ou Reprovação Lote 22
8.0 Conclusão 23
9.0 Referência e Bibliográficas 24

1.0 Introdução

Estatística em uma linguagem bem clara, considerado um método, um conjunto de técnicas, que é muito utilizada para auxiliar pesquisas nas quais mostram resultados, onde envolve fazer um planejamento para apresentação de um experimento. Vem através dacoleta de dados, mas dados qualificados, a inferência (processo de derivar conclusões), assim o processamento, á analise das informações a ser passada.

Muito utilizado em quase todas as áreas, tais como: Área Social, na saúde, nas indústrias, setor de tecnologia (muito crescente nos dias de hoje), departamento financeiro e outros. Assim, colocar a informação como dados que são provenientes depesquisas, observações, contagens, medidas e respostas são corretas. Também é uma ciência onde seu objetivo é coletar dados, organizar as informações colhidas, analisar, dar uma interpretação para enfim, tomar decisões adequadas para cada caso.

Dentro da Estatística existem conjuntos de dados nos quais muitos são utilizados em nossos dias, dois deles são: como conjunto de todos os resultados –neste caso como população, subconjunto da população neste caso amostra. Assim quando falamos de estatística pensar que se resumea apresentar tabelas de números, com colunas, dados econômicas,ilustradas com gráficos, lembramos até das famosas pesquisas de previsão muito utilizada em nossos dias, e bem diferente que é em nosso País, resultados de Eleição. Lembrar que estatística não se limitaapenas a compilar tabelas de dados ou ilustrar gráficos.

Já há muito tempo e em outras épocas, vários povos utilizavam este sistema, através de registros de número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, utilizavam na matemática através das cobranças de impostos, os inquéritos quantitativos por processos que, hoje, denominaríamos de estatística.

Em outro tempocomo na Idade Média,os povos colhiam informações com finalidades tributárias ou bélicas.Com a evolução, dia-a-dia, a globalização, as tabelas simples, de informações rápidas, tornaram-se mais completas, criarão os gráficos e o cálculo das probabilidades, e a Estatística teve outro valor deixando de ser simples dados numéricos coletivos e tornou-se uma das técnicas estudadas para alcançarconclusões sobre o todo e qualquer pesquisa ou observação que seja importante para bons resultados e satisfação.

2.0 Fundamentos da Estatística

A Estatística é uma ferramenta que auxilia a unir dados, e apresentá-los, mas não exatamente uma matemática que mostra quanto de erro aquilo que observamos ou pesquisamos apresenta sobre uma realidade.

Pode-se dizer que ela nos da à base e nos...
tracking img