Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IF-SC
Campus Jaraguá do Sul





MARCO AURÉLIO LAUDELINO JUNIOR
ANTONIO ELISEU RIBAS



Acidente de trabalho – Investigação e Estatísticas






Jaraguá do Sul – SC
Julho/2011
Acidente de trabalho

Segundo o artigo 19 da Lei 8.213de 24 de julho de 1991, “acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente”. Pode causar desde um simples afastamento, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho, até mesmo a morte do segurado. São elegíveis aosbenefícios concedidos em razão da existência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho: o segurado empregado, o trabalhador avulso e o segurado especial, no exercício de suas atividades.
O artigo 22 da lei n°8213/91 determina que todo acidente de trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob a pena de multa em caso de omissão. Aimportância da comunicação, bem como o preenchimento completo do formulário, tendo em vista as informações nele contidas, não apenas do ponto de vista previdenciário, estatístico e epidemiológico, mas também trabalhista e social.

Os acidentes de trabalho podem ser caracterizados como:

• Acidente Típico: são os acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada peloacidentado. Uma queimadura pode caracterizar um acidente típico de um soldador, por exemplo.
• Acidentes de Trajeto: são os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e vice-versa. Um acidente de trânsito pode ser considerado acidente de trajeto quando o acidentado estiver indo ao trabalho, vindo do trabalho e também se estiver em seviço.
• Acidente devido àDoença do Trabalho: são os acidentes ocasionados por qualquer tipo de doença profissional peculiar a determinado ramo de atividade constante na tabela da Previdência Social. Problemas na audição podem ser considerados acidente quando o acidentado trabalhar em local de ruído intenso.



Atos e Condições Inseguras

Todo acidente de trabalho é CAUSADO, e não simplesmente acontece, e geralmenteestá antecedido de um ato ou condição insegura. Existe uma terceira classificação de causas de acidentes que são as causas naturais, responsável por 1 a 2% dos acidentes e respectivamente outros 80% causados por atos inseguros seguido por 18% de condição insegura.
Ato Inseguro é a maneira como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. São esses os atosresponsáveis por muitos dos acidentes de trabalho e que estão relacionados na maioria dos casos em que há alguém ferido.
Condição Insegura é aquela situação que, presente no ambiente de trabalho, coloca em risco a saúde, a integridade física e ou mental do trabalhador, devido à possibilidade do mesmo acidentar-se, tais como falhas, defeitos, irregularidades técnicas e carência de dispositivos de segurança.Acidente de trabalho por causas naturais são os fatores da natureza, tais como vulcão, terremotos, maremotos, tempestades, e outros fatores onde a tecnologia não tem controle ou previsões confiáveis.
Atos e condições inseguras são fatores que, combinados ou não, desencadeiam os acidentes do trabalho. São, portanto, as causas diretas dos acidentes. Assim, pode-se entender que prevenir acidentedo trabalho, em síntese, é corrigir condições inseguras existentes nos locais de trabalho, não permitir que outras sejam criadas e evitar a pratica de atos inseguros por parte dos colaboradores.
Segue abaixo definições de acidente, incidente e quase- acidente:
• Acidente: Evento indesejável que resulta em morte, doença, lesão, dano ou outras perdas;

• Incidente: Evento que deu origem a um...
tracking img