Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADE ANHANGUERA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA CONTABILIDADE

BOLETIM CONTÁBIL
ETAPAS 1,2 E 3

Bauru, 04 de Outubro de 2011

SUMÁRIO

Introdução

Capítulo 1 – A evolução histórica da Contabilidade, página 1.

Capítulo 2 – Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil e Introdução aos Relatórios Contábeis, página3.

Capítulo 3 – Os princípios Fundamentais da Contabilidade, página 8.

Introdução

Este trabalho corresponde ao desenvolvimento de uma pesquisa que investiga a importância da contabilidade desde os tempos do homem primitivo até os dias de hoje.
Nas etapas desenvolvidas a seguir compreendemos a evolução histórica da contabilidade, versando sobre os procedimentos utilizados antes daescrita (contabilidade do Mundo antigo), o aperfeiçoamento da contabilidade em conseqüência natural do crescimento do capitalismo (Contabilidade do Mundo Medieval) e entendimento da contabilidade de partidas dobradas (Contabilidade do Mundo Moderno).
Compreendemos o objetivo da contabilidade, que é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira daentidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.Seus principais usuários, pessoas físicas e jurídicas e as demonstrações contábeis versando suas características qualitativas.
E por fim compreendemos seus princípios e postulados fundamentais, onde comparamos os princípios segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM),segundo o Conselho Federal deContabilidade e concluímos que

Capítulo 1

A evolução histórica da contabilidade

Qual a origem da Contabilidade?

A origem da contabilidade está relacionada à necessidade de registros do comércio, pois à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de seus bens e valores, precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como taisinformações eram cada vez mais numerosas e de difícil memorização, surgiu a necessidade dos registros, gerando os primeiros esboços para os estudos voltados para a contabilidade.

Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade?

Iudícibus,descreve que “a contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem pensante”. Historiadores remontam os primeiros sinais da existênciade conta aproximadamente á 4000 anos a.c. Entretanto, talvez antes disto o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.
As primeiras escritas da contabilidade datam do término da era da pedra polida, quando o homem conseguiu fazer os seusprimeiros desenhos e gravações. Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que permaneceu por vários séculos. Os Suméricos e Babilónicos, assim como os Assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, nas pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas. Os registros combinavam o figurativo como numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o número correspondente ás cabeças existentes.
Percebe-se que desde as épocas mais antigas os homens buscam se organizar para controlar seus pertences. Nesse sentido, praticavam atos de comércio através da troca de bens e mercadorias, onde até hoje existe a preocupação em controlar o patrimônio das pessoas e dasempresas.

1
Resumo

Podemos resumir a evolução da ciência contábil desde os primeiros registros até as partidas dobradas como, Contabilidade do Mundo Antigo,Contabilidade do Mundo Medieval e Contabilidade do Mundo Moderno.
Contabilidade do Mundo...
tracking img