Estatistica basquete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O trabalho a seguir visa utilizar o conteúdo ensinado em sala de aula e demonstrá-lo de maneira prática. O tema escolhido para este trabalho foi o basquete. Como o basquete se apropria bastante de dados estatísticos para descrever o desempenho de times e atletas, e o site da NBA (liga de basquete profissional norte-americana) fornece muitos dados estatísticos, foi conveniente juntaro lazer (é um esporte que pratico e acompanho) com tudo o que foi ensinado sobre estatística.
Este trabalho começa com definição de alguns conceitos para melhor a melhor compreensão das variáveis. A seguir, um estudo detalhado, contendo gráficos (histogramas, gráfico de barras e diagrama de dispersão), tabelas e comentários, de modo que os números apresentados façam sentido.
O objetivo dotrabalho é que o leitor tenha de fato o total entendimento do que os dados analisados significam.

Compreensão do objeto de estudo

Antes de partirmos para a estatística aplicada sobre a base de dados, é necessário fazer alguma explicações pertinentes para melhor compreensão da pesquisa. A base de dados utilizada para o estudo de estatística foi retirada do site da NBA, a liga de basqueteprofissional norte-americana. Foi retirado informações sobre os cinco jogadores titulares de 10 times da liga, formando um total de 50 jogadores. As variáveis escolhidas para este estudo são:
Altura (variável quantitativa contínua): Todos que conhecem o mínimo sobre o jogo de basquete sabe o quanto importante é a altura nesse jogo. Jogadores altos tendem a levar vantagem sobre os menores. Como a NBA éo palco dos melhores jogadores do mundo, encontraremos aqui uma média de altura muito maior do que a da população.
Pontos (variável quantitativa continua): No jogo de basquete, ganha aquele time que fizer mais pontos. A capacidade de pontuar é diferencial numa partida, e aqui foi retirado a média de pontuação durante toda a temporada dos 50 jogadores. A temporada da NBA tem um mínimo de 82jogos.
Rebotes (variável quantitativa contínua): O rebote é definido como a recuperação da bola depois de um arremesso não convertido. É um fundamento muito importante no jogo, pois quem pega um rebote garante um ataque para seu time. Exige do atleta bom posicionamento. Jogadores de grande estatura costumam levar vantagem nesse quesito. Também foi retirado a média de rebotes dos jogadores durante atemporada.
Figura 1 – Rebote. Na primeira imagem o jogador executa o arremesso e erra. Na figura seguinte, o adversário pega a bola, e posse de bola passa a ser do time adversário. Ao pegar a bola após o arremesso errado, o jogador fez um rebote.

Ponto Forte (variável qualitativa nominal): Para esta variável considera-se o diferencial do atleta, aquilo que ele faz bem e traz de benefício para otime. Os pontos fortes são os seguintes:
-Ataque: Poder de finalização. Capacidade de pontuar;
-Defesa: Marcação eficiente. Faz vários bloqueios e roubadas de bola. Evita que o adversário pontue;
-Velocidade: Movimentação rápida na quadra. Desmarca-se com facilidade e infiltra bem no garrafão;
-Passe: Trabalha a bola com facilidade. Faz várias assistências, ou seja, encontra parceiros em boaposição para arremesso. Ajuda companheiros a pontuar;
-Arremesso: Possui um alto aproveitamento no arremesso. Acerta mais do que erra. Boa pontaria;
-Porte físico: Combinação de força e estatura. Jogador atlético. Boa impulsão e resistência.
Poder de decisão (variável qualitativa ordinal): Trata-se da capacidade do jogador de decidir um jogo, de dar a vitória para seu time, de chamar aresponsabilidade quando a situação está difícil. Para esta variável, os especialistas em basquete distribuem o poder de decisão em: Muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto. Jogadores com poder de decisão “muito alto” geralmente são os astros de seus times e possuem os maiores salários. São os craques. Jogadores classificados com poder de decisão muito baixo” são os coadjuvantes, que raramente...
tracking img