Estatica patrimonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estática patrimonial:
Para fornecer informações, utiliza-se dos mais variados meios para proporcionar aos usuários, os conhecimentos que necessitam em seu processo decisório. Um desses meios, dentre outros, são os demonstrativos da estática patrimonial. A estática patrimonial é o estudo do patrimônio considerado sem movimento, em um dado momento, na sua estrutura qualitativa e quantitativa,isto é, nos seus elementos e nos seus componentes e valores. A estática patrimonial procura demonstrar num dado momento, a estrutura e a composição patrimonial da empresa.
As principais demonstrações da estática patrimonial são:
Balanço Orçamentário: demonstração utilizada para evidenciar o comportamento das receitas e despesas durante um determinado período de tempo. Balanço Financeiro:demonstrativo utilizado para apresentar a posição financeira da empresa em determinado momento.
Balanço Patrimonial: demonstração utilizada para refletir a posição financeira e patrimonial da empresa em dado momento. Ela também procura demonstrar a posição de bens, direitos e obrigações da empresa, demonstrando, evidenciando a situação liquida do patrimônio.
Ativo:
Ativo, portanto, são todos osbens e direitos de propriedade da empresa, expressos em moeda, a que representam benefícios presentes ou futuros para a empresa. Para ser considerado ativo, é necessário preencher quatro características simultaneamente: bens e direitos; propriedade; mensuração em dinheiro. Bens e direitos são bens para a empresa, todo material, móvel ou imóvel, de que dispõe com o qual executa suas atividades para aobtenção de seu objetivo fim. Propriedades: para se ter propriedades, é necessárias ter o legitima poder de decidir sobre o destino do objeto em questão.
Propriedade: direito de usar, gozar e dispor de bens, e de revê-los do poder de quem quer que injustamente os possua.Propriedade: aquele que tem a propriedade de alguma coisa, que é senhor dos bens.Mensuração em dinheiro: qualquer bem oudireito para ser considerado ativo, deve ser mensurado em dinheiro, ou seja, um veículo, locado para uso da empresa mas, sem valor de comércio, como o uso não tem o poder de medir dinheiro; agora, se este bem for de propriedade da empresa, ele passa a ser ativo, tornando-se mensurado em dinheiro.
Benefícios presentes ou futuros: para ser considerado ativo, é necessário também que o bem ou direito,possa trazer benefícios no presente ou no futuro para a empresa, ou seja, tenha potencialidade de geração de caixa; um veículo ou maquinário em pleno uso trará benefícios, com isso, considera-se ativo. Mas, se estes bens estivessem estragados, sem conserto, ou uma duplicata, sem condição de receber, neste caso, não se consideram ativo. Avaliação do ativo: O princípio contábil do custo original,como base de valor, determina que se devam registrar na contabilidade, todos os bens e direitos pelo valor de aquisição, acrescidos dos gastos necessários para colocá-los em condição de uso, produção ou comercialização e, no caso das entradas de dinheiro decorrentes de vendas a vista, recebimentos de duplicatas, títulos etc., estas entradas devem ser registradas pelo valor da data da transação.Mas, por motivo da legislação anterior, existiam contas do ativo que sofriam avaliação pela correção monetária e, neste caso, era aceito e não desconsideraria o principio em pauta, pois este sistema de avaliação é atualizar as perdas dos bens em razão da inflação que existia no período, ou seja, da desvalorização da moeda corrente no mercado.
As teorias que visam à avaliação do ativo podem seragrupadas em dois grandes grupos: Avaliação do ativo a valores de entradas; avaliação do ativo a valores de saídas. Em função dos valores de entradas serem mais objetos para a avaliação dos ativos virá agora:
Custo original como base de valor: os ativos deverão ser registrados pelo valor constante na nota fiscal ou documento que lhe deu origem. Os bens deverão ser acrescidos de todos os gastos...
tracking img