Estagio Supervisionado, PSic. Hosp.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIPAR – UNIVERSIDADE PARANAENSE
CURSO DE PSICOLOGIA

CLEVERSON DA SILVA ROSA
LETÍCIA LUQUE FUNAYAMA
LETÍCIA ZANON COSTA
TATIANE SOUZA PIRES
VIVIANE NOBREGA

PSICOLOGIA HOSPITALAR






UMUARAMA
2013
CLEVERSON DA SILVA ROSA
LETÍCIA LUQUE FUNAYAMA
LETÍCIA ZANON COSTA
TATIANE SOUZA PIRES
VIVIANE NOBREGA




PSICOLOGIA HOSPITALAR


Relatório de Estágio SupervisionadoCurricular Obrigatório Básico I apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, como requisito parcial para a obtenção da nota bimestral. Sob orientação da Professora Maria Adelaide Pessini.


UMUARAMA
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................1
2 FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA........................................................................................2
2.1 PSICOLOGIA HOSPITALAR..........................................................................................2
2.2 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA HOSPITALAR..............................................................3
2.3 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGOHOSPITALAR...............................................................4
2.4 ENTREVISTA.....................................................................................................................5
2.5 CONCLUSÃO.....................................................................................................................6APÊNDICES..............................................................................................................................6
REFERÊNCIAS........................................................................................................................7


























1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho de Estágio Supervisionado Básico I, vamos falar um pouco sobre a Psicologia Hospitalar através de pesquisas que fizemos em alguns livros, internet eobservação, retratando o que é, e o que faz a sua história e atuação.
A presente pesquisa caracteriza-se como um levantamento descrito de práticas Psicológicas em Hospitais pertinentes a essa nova área de atuação, ou seja, trata-se de um importante campo de atuação para Psicologia que mesmo já sendo reconhecido como uma especialidade em Psicologia no brasil.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


2.1 PSICOLOGIA HOSPITALAR


“Antigamente o Hospital era uma espécie de depósito em que se amontoavam pessoas doentes, destituídas de recursos; sua finalidade era mais social do que terapêutica” (CAMPOS, 1995, p.16).
A psicologia hospitalar não deve se colocar no contexto hospitalar como uma força solitária. Deve, acima de tudo, colaborar com seus objetivospara promover a humanização e a transformação social no ambiente hospitalar, sem ficarem presas somente às teorizações que isolam os conflitos mais amplos (ALAMY, 2003. p.18).
A psicologia Hospitalar é uma realidade, que embora ainda necessite burilamento, aperfeiçoamento e muitas buscas, será, certamente, a mais rica das alternâncias da Psicologia, segundo Canon (2006).
Angerami-Camon (2004)afirma que alguns psicólogos trabalham muito com testes psicológicos, pois no caso hospitalar a situação fica delicado, pois pode acontecer de alguns indivíduos internado não apresentar condições para a avaliação.
Segundos campos os primeiros hospitais foram criados com locais de isolamento onda caridade se exercia com uma pratica de cristianismo (CAMPOS, p.16).
A tecnologia médica disponível sóminorava o sofrimento: os pacientes com maiores recursos tratavam-se a domicilio e a relação médico-paciente era independente da organização hospitalar (CAMPOS, 1995, p.16).
“O teste em si pouco vale se não se souber explorá-lo em todo seu alcance e dentro de suas limitações” (ANGERAMI-CAMON, 2004, p.9).
É importante saber que “A psicologia hospitalar tem como objetivo principal a minimização...
tracking img