Estagio supervisionado na educacao infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 15 (3710 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP UNIDERP INTERATIVA CURSO DE PEDAGOGIA 5º Semestre

GISELE DE GOES ANTONIO – RA 186652

INTRODUÇÃO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS E CRECHES

Pólo Pilar do Sul – SP Abril - 2011

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP UNIDERP INTERATIVA CURSO DE PEDAGOGIA 5º Semestre

GISELE DE GOES ANTONIO RA-186652

INTRODUÇÃO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS E CRECHES

Relatório de visita à escola apresentado com a finalidade de Avaliação parcial da unidade temática introdução ao estágio supervisionado na educação infantil: iniciação à docência, e a organização das escolas e creches sob a orientação da Professora Rosemeire FátimaMoraes, Curso de Pedagogia, da universidade Anhanguera UNIDERP

Pólo Pilar do Sul – SP Abril - 2011

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações, que serve como um instrumento significativo para a prática de sala de aula. O estágio supervisionado possui um papel de grande importância na formação inicial do professor e pedagogo por promover vivências diversificadasno âmbito escolar. Através da observação é possível ver sim que o trabalho educativo pode criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos sentimentos, valores, papeis sócias e costumes. "A aproximação da realidade possibilitada pelo Estagio Supervisionado e a Pratica da reflexão sobre essa realidade tem se dado numa solidariedade que se propaga para osdemais componentes curriculares do curso, apesar de continuar sendo um mecanismo de ajuste legal usado para solucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e atividade pratica." (VASQUEZ, 2001,p.241) Essa etapa educativa tão importante e marcante na vida de nossas crianças exige que seja atendida por profissionais com a devida formação, instrumentalização e paixão pelotrabalho que realizam. GADOTTI (2003, p. 4), diz: "É o observar, o verificar, o pensar o modo como a criança vê o mundo e a ele reage que interessa ao educador. A ação educativa passa a ser a procura do conhecimento interno dos „mecanismos de funcionamento' das crianças." O que pude observar é que a escola se preocupa com o bem estar e o atendimento as crianças. O cuidar e o educar estão presentesno cotidiano escolar. "Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis [...]." (RCNEI,1998,p.23)

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

NOME: EMEI APARECIDA MARIA DA SILVA ENDEREÇO: NA RUACORONEL MORAES CUNHA n°1144 BAIRRO: CENTRO CIDADE: PILAR DO SUL ESTADO: SÃO PAULO DIRETORA: ELDA SUELI TENÓRIO DE MORAES FLORA MODALIDADES DE ENSINO: Educação Infantil, que são divididos em berçário, maternais A EMEI ESCOLA APARECIDA MARIA DA SILVA é uma Instituição de Ensino Municipal que atende os educandos a partir das 07h00min h as 17h00min h, em período integral, sendo que alguns educandosparticipam somente em um período. Segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola identificada com o processo de construção de uma Sociedade mais justa. Como um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. O mesmo tem por objetivo garantir a aprendizagem edesenvolvimento psíquico (cognitivo), físico, emocional e social, articulando o cuidar e o educar, respeitando os níveis de desenvolvimento, suas realidades, individualidades e necessidades. As atividades são desenvolvidas com caráter lúdico, criativo, dinâmico, desafiador e interdisciplinar dando ênfase à interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade.

1. PROPOSTA PEDAGÓGICA DA...
tracking img